O Queijo Quark é um dos queijos mais saudáveis que podemos incluir na nossa alimentação.

Este tipo de queijo tem-se tornado cada vez mais procurado não só por praticantes de desporto, mas também por pessoas que procuram seguir uma alimentação mais saudável.

Eu gosto muito e uso-o em inúmeros pratos.

Ele possui um alto valor nutricional, é baixo em gordura, elevado em proteína e isento de sal, o que o que o torna numa excelente opção para quem pretende ganhar massa muscular, que é o meu caso.

É também uma excelente fonte de cálcio, fósforo e magnésio, que contribui para a boa saúde dos nossos ossos e músculos.

Queijo quark: saibam o que é e como aproveitar todos os seus benefícios

O que é o Queijo Quark

Este queijo é bastante popular na culinária de países de língua alemã (Alemanha, Áustria e Suíça), do norte da Europa Países Baixos, Hungria, Israel e países eslavos, e na culinária dos judeus.

É feito a partir do leite de vaca, este queijo é muito leve, de consistência cremosa e com um travo ácido.

Há quem o compare ao iogurte grego pela sua consistência e por isso é perfeito para uma grande variedade de receitas, podendo substituir as tradicionais natas.

A sua absorção lenta faz com que se sinta saciado durante mais tempo, tornando-o uma boa opção para os lanches.

Outra vantagem é ser um queijo bastante acessível, eu costumo comprar o que tem 0% de gordura, em embalagens de 500 gramas, pelo preço de €0.99.

 

Como pode ser utilizado o Queijo Quark?

O Queijo Quark combina bem com receitas doces ou salgadas, e é perfeito para criarmos os nossos patés saudáveis por exemplo.

  • Molho de saladas: Adicionem sal, limão, alho em pó e ervas aromáticas para um molho de saladas maravilhoso e saudável
  • Como pequeno-almoço: Acompanhem o Queijo Quark com fruta, flocos de aveia, frutos secos e granola para um pequeno almoço saudável
  • Sobremesas e doces: Juntem 1 saqueta de gelatina de morango, 250 ml de água a ferver + 250 ml de água a temperatura ambiente e 250 ml de Queijo Quark para uma gelatina super deliciosa e nutricionalmente perfeita
  • Pratos principais: adicionem o Queijo Quark aos pratos de massas para dar a cremosidade que normalmente conseguimos com as natas

Como viram, o Queijo Quark é uma fantástica opção para pratos saudáveis e deliciosos! Experimentem pois vão adorar!