Existem inúmeras superstições acerca da Passagem de Ano.

2017 está a chegar e por isso está na altura de preparar os rituais de Passagem de Ano. Nunca se sabe o que nos espera e nada melhor do que prevenir e garantir que entramos com o pé direito no novo ano!

 

Se funcionam ou não, não sei, mas trazem uma certa mística a esta grande noite do ano. E como se costuma dizer…Querer é poder!

Eu própria tento comer as doze passas e pedir os meus desejos, que muitas das vezes, devido à alegria e loucura do momento, ficam esquecidos pelo caminho! Mas continuo a tentar fazê-lo como forma de garantir a felicidade no novo ano! A minha e a de todos os que me rodeiam.

Deixo-vos aqui a lista de algumas das superstições para que se inspirem e se preparem para entrar em 2017 da melhor forma possível!

Superstições para quem quer sorte o ano inteiro

As loucas superstições do fim de ano para ter um 2017 cheio de sorte

Usem Roupas Novas: Dizem que se usarmos roupas novas na Passagem de ano iniciamos o ano como se fosse uma folha em branco. Por isso, muita gente usa roupa nova e branca.

Entrem com o pé direito: Saiam de casa no momento das doze badaladas e voltem a entrar com o pé direito. Isto representa que entra no novo ano da melhor maneira!

Comam Uvas: Diz a tradição que quanto mais uvas conseguirmos comer enquanto soam as doze badaladas, mais sorte  vamos ter no ano seguinte.

Beijem a pessoa amada: Supostamente beijar a pessoa amada na Passagem do Ano traz boa sorte para o ano inteiro!

Abram as Portas: As portas da casa devem estar todas abertas para que o ano velho possa ir embora sem dificuldades e dar entrada ao novo ano que começa.

Subam alto: Assim que se chega a meia-noite salte para um sítio alto (banco ou cadeira) ou até começar a subir uma escadaria, muitos acreditam que assim o próximo ano será sempre a crescer.

Façam Barulho: À meia noite gritem, soltem fogos, apertem a buzina do carro. Dizem que isso assusta e afasta os maus espíritos.

Saltem muito: Pulem com o pé direito à meia-noite para atrair coisas boas para a vida. Se derem três saltos com uma taça de champanhe na mão ainda melhor!

Dancem à volta de uma árvore: Acredita-se que dançar em volta de uma árvore, ao ar livre, durante a transição de um ano para outro traz sorte e prosperidade.

Maquilhem os olhos: Os antigos egípcios acreditavam que a maquilhagem evitava que os espíritos maus entrassem pelos olhos.

Tomem um banho: Isto servirá para eliminar as energias negativas.

Procurem uma borboleta branca: Se a primeira borboleta que observarem (em pleno voo) no Ano-Novo for branca, isso significa que vai ter um ano próspero.

Tenham um filho: Neste caso têm que preparar o Reveillon com 9 meses de antecedência! Pelos vistos os bebés que nascem no primeiro dia do ano têm sorte garantida para toda a vida!

Se querem atrair riqueza

As loucas superstições do fim de ano para ter um 2017 cheio de sorte

Usem uma peça de roupa amarela: Pode ser qualquer peça de roupa, essa cor representa o poder do ouro e riqueza…

O louro dá dinheiro: Guardem na carteira uma folha de louro, para atrair dinheiro, e deixem-na lá até o final do próximo ano, quando ela deve ser substituída.

Ponham uma nota no sapato: Para atrair riqueza, coloquem uma nota (não importa o valor) dentro do sapato na noite da passagem de ano.

Moedas debaixo do tapete: Coloquem seis moedas debaixo do tapete da porta de entrada de casa. Durante o ano, verifiquem se continuam no mesmo lugar.

Frigorífico cheio: Deixem a carteira cheia de dinheiro, mantenham o frigorífico com bastante comida e a despensa repleta de alimentos durante o primeiro dia do ano. Isso atrai fartura e abundância.

Roupa confortável: não usem roupas apertadas durante a passagem de ano, para não terem dificuldades no ano que se inicia.

 

Para ter sorte ao Amor… 

As loucas superstições do fim de ano para ter um 2017 cheio de sorte

Usem roupa interior nova: Dizem que na noite da passagem de ano é fundamental usar uma peça de lingerie nova para ter sorte no amor.

Reservem um lugar perto do sexo oposto: O truque é aproveitar os primeiros minutos para abraçar e beijar a pessoa que está ao vosso lado, mas se o que querem é um relacionamento, têm de cumprimentar alguém do sexo oposto. Se o desejo vai mais longe, e o que querem mesmo é casar, então, em momento algum devem recusar um beijo debaixo de um ramo de azevinho.

Que cores devem usar na Passagem de Ano

As loucas superstições do fim de ano para ter um 2017 cheio de sorte

Segundo reza a história… Tudo depende daquilo que desejamos para o novo ano. Se calhar uma mistura de todas tornaria o ano realmente perfeito, certo?! Mas segundo as superstições devemos usá-las mediante o que mais desejamos para o novo ano:

azul traz boa sorte e tranquilidade,

branco paz e boas energias,

-o vermelho sucesso amoroso e garra,

-o castanho melhora a carreira profissional,

-o amarelo alegria e energia,

-o dourado riqueza e prosperidade,

-o verde saúde e vitalidade

-o prateado a espiritualidade

-o preto trás estabilidade

 

O que não devem fazer

As loucas superstições do fim de ano para ter um 2017 cheio de sorte

Não saiam de casa: Há teorias que dizem que não devem sair de casa antes de receber a primeira visita no ano. E essa visita tem que trazer algum presente.

Não chorem: Os nossos antepassados acreditavam que chorar durante o Ano Novo é sinal de mau agouro.

Não comam frango: Não devem comer frango nesta noite, porque a galinha raspa na terra movendo as patas para trás, indicando retrocesso. Por outro lado, comer carne de porco é positivo, porque o porco move o focinho no chão sempre para a frente, o que representa progresso.

Não lavem os pratos: Há quem afirme que lavar a louça ou o cabelo no primeiro dia do ano pode significar a morte de um ser querido.

Não deixem dívidas pendentes: Não levem contas para o Ano Novo nem deixem assuntos inacabados e por resolver.

Não matem Joaninhas: Os antigos acreditavam que a Joaninha era sinal de boa colheita e, portanto, de boa sorte.

Com ou sem a concretização destas superstições, eu desejo-vos um Feliz ano de 2017!!