Preocupo-me muito em dar aos meus filhos uma dieta alimentar equilibrada, de forma a que consigam obter os nutrientes indispensáveis para um corpo saudável.

Em casa tenho os opostos…

A Mia adora bolachas, chocolates e coisas menos saudáveis, e o Kenzo adora tudo o que é saudável! Por isso tenho de andar em cima da Mia para conseguir evitar que coma tantos doces.

Não a proíbo de os comer, mas tem de saber que não são para comer a toda a hora, que isso não faz parte de uma dieta alimentar saudável

Como deve ser a dieta alimentar das crianças

Uma dieta alimentar saudável e equilibrada para os nossos filhos

Deve ser variada, composta de alimentos frescos e rica em vitaminas se queremos que cresçam sem falhas nutricionais

Proteína

– Devemos optar que comam carnes magras como o frango, peru, galinha e coelho e o peixe.

Estes alimentos contêm todos os 9 aminoácidos essenciais, e são por isso consideradas os melhores para o crescimento das crianças.

–  Fontes vegetais de proteína, como os feijões e as leguminosas.

Apesar de não conterem tantas proteínas como as contidas nos produtos animais, fazem parte de uma alimentação saudável.

– E não esquecer os ovos, o leite e o iogurte.

 

Hidratos de Carbono

As crianças precisam de energia, são muito activas e por isso precisam de consumir uma boa quantidade de hidratos de carbono para se manterem bem nutridas.

– pão fresco (não optem pelos embalados, são processados e têm muito açúcar), massa, muesli e cereais, são indispensáveis

Optem, se possível, por escolher a opção integral, que é mais saudável. Os cereais integrais contêm um IG (índice glicémio) mais baixo, e vão dar aos nossos filhos uma energia mais sustentada durante um período de tempo mais prolongado, e são bem mais saudáveis.

Frutas e Vegetais

Uma dieta alimentar saudável e equilibrada para os nossos filhos

Estes alimentos são de extrema importância no desenvolvimento das crianças porque contêm diversas vitaminas e minerais.

– Devem comer pelo menos 5 porções de fruta e vegetais por dia.

Cada porção equivale à palma da mão das vossas crianças. Devem também variar o tipo de frutas para que não optem sempre pelas mais açucaradas e comam um pouco de tudo.

A alimentação deve ser colorida, tenham isso em atenção e saberão que estarão sempre a garantir variedade.

 

Gorduras

As gorduras BOAS são de extrema necessidade ao bom funcionamento do nosso organismo.

É essencial consumirmos algumas gorduras na nossa dieta, e mais ainda os ácidos gordos saudáveis como o ómega 3. A razão para tal é porque muitas vitaminas são lipossolúveis e requerem gorduras para serem devidamente absorvidas.

– Peixes gordos e frutos secos devem fazer parte da dieta alimentar dos nossos filhos.

Procurar fazer pelo menos uma dose de peixes gordos por semana. Os frutos secos são outra fonte óptima, mas apresentam um perigo de asfixia e alergias por isso não devem ser consumidos por crianças muito pequenas.

Se se interessam por estes assuntos, podem ver também este meu post sobre os lanches perfeitos para as crianças – Quais são os lanches perfeitos para os nossos filhos