Adoro fazer trabalhos de bricolage, um gosto que vem do meu pai, que sempre me habituou a vê-lo desde pequena a fazer trabalhos de martelo e berbequim em punho, que se transformavam sempre em utensílios úteis para esta ou aquela situação.

O Rubim e o meu sogro também são uns exímios engenhocas e têm me ensinado muito, o que me leva a colocar em prática com mais segurança este gosto por esta arte.

Desde pequena que gosto de pegar em coisas que tenho e transformá-las…. de algo velho e sem utilidade transformar em algo novo e moderno.

Sei costurar, pregar, montar, pintar… usar quase todas as ferramentas com facilidade! Adoro! Relaxa-me…

E sei que me desenrasco bem a fazê-lo… por isso de vez em quando aventuro-me nestas coisas da bricolage que me fazem tão bem!

 

O meu último trabalho de bricolage

Uma das minhas formas de relaxar é fazer trabalhos de bricolage

A minha irmã precisava de um puff para colocar em sua casa, e a minha mãe tinha lá em casa um puff enorme, que fazia parte de um sofá e que queria deitar fora,… era perfeito para o que a minha irmã precisava, então peguei nele e transformei-o!

Para começar fui a uma loja de tecidos que me aconselharam e que eu não conhecia, fica em Almargem do Bispo e tem 2 pavilhões de tecidos de decoração… fiquei doida com tantos tecidos giros!

Escolhi um bem colorido, dava uma uma sensação boa de África, pelas cores, mas não era temático.

Achei perfeito para quebrar o preto e branco da decoração da casa de banho da minha irmã, pois o puff seria para encaixar naquele espaço.

Uma das minhas formas de relaxar é fazer trabalhos de bricolage

 

Como quando comecei a fazer o puff não pensei num possível post para o blog, não tirei fotos dos passos todos, o que teria sido interessante para quem gosta de fazer estes trabalhos… mas posso dizer como fiz:

  • Primeiro coloquei o tecido por cima para ver como o deveria cortar;
  • cortei 3 pedaços… o “tampo” ou assento, a parte de trás e a parte da frente, fiz as mesmas costuras nos locais onde elas já existiam, assim foi fácil de me guiar. Utilizei sempre o tecido do avesso;
  • depois alinhavei o puff todo, sempre com o tecido do avesso e em cima do puff, para que ficasse bem justinho;
  • depois retirei a capa toda alinhavada e bem encaixada no puff e fui costurar;
  • cosi tudo na minha máquina de costura corte e cose. É importante que fique bem costurada e chuleada (aquele ziguezague que une os dois tecidos nas bordas) para não desfiar;
  • depois com um agrafador especial para este tipo de trabalhos (não é o agrafador de escritório) agrafei o tecido na base do puff para que fique bem preso e perfeitinho… um acabamento de profissional!

Ficou assim…

Uma das minhas formas de relaxar é fazer trabalhos de bricolage

Gostaram?!