As férias são muitas vezes as responsáveis pelo desmoronamento do nosso orçamento familiar!
Isso acontece porque não nos preparamos para esta altura e acabamos por nos deixar levar por todo o ambiente de relax, de festa… acabando por descontrolar e gastar mais do que deviamos, refletindo-se negativamente no orçamento familiar dos próximos meses.

E, como as férias estão a chegar, aconselho-vos a usar alguns truques, que também uso, para que as férias sejam algo de bom e não se tornarem mais tarde num pesadelo.

Cofidis

Como controlar o orçamento das férias

Para controlarem o vosso orçamento durante as férias, devem fazer um planeamento para saber ao certo quanto têm e quanto podem gastar. Para isso usem uma aplicação própria que vos vai ajudar nesse controle. Eu já há muito tempo que uso o Boonzi, uma app para computador e telemóvel, que me tem ajudado muito no controle e tomada de decisões financeiras. Podem saber mais lendo este meu post – “Sabem quanto gastam por mês”

Mas antes mesmo das férias, o melhor é preparar o nosso orçamento para as despesas que se seguem. Eu faço os meus também no Boonzi, definindo limites para cada despesa das nossas férias, de forma a que consiga prever com quanto ficarei na conta após as férias. Assim acabam-se as surpresas e estamos preparados para qualquer gasto que nos apareça, como por exemplo os gastos do início das aulas.

De resto, uso também a aplicação do Boonzi para telemóveis, que foi especialmente pensada para momentos (como as férias) em que fazemos a maioria dos nossos gastos fora de casa. Assim, podemos inserir as despesas facilmente, uma vez que nem sempre temos acesso a um computador.

people-crowd-event-amusement-park (1)

Escolher o destino

Tentar escolher um destino que seja adequado ao nosso orçamento pois existem destinos para todas as “carteiras”, do mais barato ao mais caro, e o mais importante é não tomar um decisão que mais tarde nos vamos arrepender. Por isso, vamos escolher um que se adeque com o dinheiro que podemos gastar.

Escolham as férias mediante a época alta do local para onde querem viajar. A época alta varia de destino para destino e se for fora da nossa época alta… Agosto… vão conseguir preços bem mais vantajosos.

Comparem os preço do destino em várias companhias aéreas. Nem só a Ryanair e a Easyjet fazem bons preços. Escolham o local e pesquisem em vários sites onde encontrar a viagem mais barata:

– Momondo

– Edreams

– Skyscanner 

– Dohop

– Vayama

Escolham viajar de noite ou madrugada, pois se viajarem a horas menos convencionais conseguem preços mais acessíveis. Muitas vezes quase a 50% do preço normal.

flight-travelling-airplane

A escolha da companhia aérea

Antes da partida, leiam os regulamentos da companhia aérea pela qual vão viajar para saber o que podem transportar, numero de malas, peso de bagagens, quantidades máximas de produtos de higiene e horários de check in.

iStock_000012152527Small

Escolher o tipo de estadia

Quando vou de férias tenho alguns fatores que pesam na minha decisão:

Primeiro penso se quero ou não cozinhar… para saber se escolho um Apartamentos/Casas ou um Hotel.

Optar por cozinhar é uma solução inteligente pois acabamos por poupar dinheiro e é mais tranquilo para as crianças.

Conseguimos alugar uma casa ou apartamento em qualquer local do mundo. Eu própria tenho um apartamento em Lisboa que alugo para quem deseja um aluguer por temporadas. Podem saber mais sobre o meu apartamento aqui

Existem muitos sites de aluguer de apartamento/casas, aqui estão alguns:

– Tripadvisor

– Homeaway

– Airbnb

– Warmrental

Se escolherem um Hotel tentem negociar diretamente os melhores preços. As agências cobram sempre uma percentagem por isso se negociarem diretamente, sairá mais barato. E optem sempre por estadia com pequeno almoço incluído, facilita o orçamento e sai mais barato.

Também devem ter em conta os serviços que o hotel oferece: ginásio, spa, atividades,… e se tem algumas parcerias ou ofertas por exemplo com museus, parques de diversões, discotecas, etc.
money-256314_1280

Atenção ao Cartão de crédito

Apesar de não aconselhar o uso do cartão de crédito, pois facilmente nos descontrolamos nos gastos, existem algumas vantagens em usá-lo, para saber quais leiam as condições do mesmo pois muitos garantem, se comprarmos as viagens através deles, seguros de viagem muito vantajosos! Uma proteção valiosa em tempo de férias.

food-salad-restaurant-person

Comer fora (bem e barato)

Em Roma sejam Romanos e comam onde os habitantes locais comem!

Desta forma estão a provar certamente a melhor comida local, a comer mais barato e, com sorte, a fazer amigos que depois vos darão os melhores conselhos sobre onde ir e o que fazer na cidade escolhida. Esta é a melhor forma de conhecer as tradições e costumes de um país e vai ser com certeza mais barato do que ir ao um restaurante para turistas. Não se esqueçam que também se viaja pela gastronomia e sabores de cada país e estas são normalmente experiências e as viagens mais inesquecíveis!

Nestes sites conseguem saber onde comer “como e com os locais”:

iStock_000018046348Large
Planeiem os dias

Adquirir um mapa do local e planear com antecedência os locais a visitar é muito inteligente.

Assim saberão ao certo o que vão gastar com entradas nos locais e refeições e assim não caem no erro de se esquecerem visitar algum dos pontos turisticos que tanto desejavam visitar.

Mas também aconselho a guardem um ou dois dias para atividades livres pois serão esses os dias utilizados para surpresas que possam aparecer, como passeios com novos amigos que se fazem tão facilmente nas férias.

people-party-dancing-music

Atracções e eventos grátis

Antes de viajar pesquisem que atrações e eventos grátis podem encontrar na cidade para onde vão.

As conhecidas feirinhas, mercados, espetáculos de rua, eventos onde podem ir para se divertirem, fazer umas compras mais baratas e conhecer as tradições locais para virem culturalmente mais ricos!

road-sunset-desert-travelling

Se a viagem for de carro

Se foram viajar de carro, devem fazer um check up ao vosso carro para ver o óleo, pressão dos pneus, água, etc…

Pois como irão usá-lo mais do que normalmente o fazem o desgaste irá ser maior e é necessário ver se está tudo em boas condições. Pouco óleo ou água fará gripar o motor, a pressão baixa ou alta dos pneus poderá fazer vos gastar mais combustivel e estragar os pneus.

Não vamos querer começar a trabalhar com o carro na oficina logo após as férias…

Mature couple sleeping in bed together
Final das Férias com tudo controlado

Estas dicas são importantes pois temos que ter cuidado para não gastar mais do que podemos durante as férias!

É muito fácil que isso aconteça e se tem filhos e costuma ir de férias em Agosto lembre-se… Setembro é um mês especial e de muitos gastos, pois é o mês de inicio de aulas e com ele vêm todos os gastos com livros e material escolar.