Se têm Rinite alérgica então estes dias têm sido a loucura!!

Pelo menos para mim têm!!! Espirros e mais espirros,… uma sinfonia de espirros!!

Eu tenho Rinite alérgica mas felizmente ela não me dá muitas chatices, mas estes dias parece que despertou do sono profundo.

Sabiam que para além do pó, poluição, ácaros, pêlos de animais e polens, também o que comemos tem grande influência nestas crises??

Enquanto alguns alimentos têm ação anti-inflamatória, bactericida, fluidificante e descongestionante que melhoram o sistema imunológico, outros, como os alimentos muito temperados, ativam a resposta alérgica, piorando os quadros de comichões, espirros, congestão nasal e falta de ar.

Numa destas crises fui pesquisar e encontrei os alimentos que ajudam e os que prejudicam estas crises. Saibam quais são …

Alimentos que melhoram os desconfortos da Rinite alérgica

As vitaminas, os minerais, os óleos e as enzimas são as substâncias mais benéficas, por serem expectorantes naturais que também ajudam na eliminação do muco.

Água

Claro!! A água actua, no caso da Rinite alérgica, como um hidratante para o organismo, que irá ajudar a fluidificar as secreções e a lubrificar as mucosas.

Alho e cebola 

Estes dois ingredientes deveriam ser usados sempre como tempero, já que possuem enzimas capazes de combater infecções por bactérias, vírus e fungos, perfeitos para quem tem Rinite.

Grãos e sementes

Por conterem flavonoides, substância de efeito anti-inflamatório, alimentos como castanhas, sementes de linhaça, entre outros, são aliados no tratamento da Rinite.

Chás

Além da sensação de aconchego e de relaxamento que eles proporcionam, os chás também possuem flavonoides, o que significa mais ação anti-inflamatória.

Peixes

O Ômega-3 presente no peixe protege as vias aéreas e auxilia no combate às inflamações. Prefiram os peixes ricos nesta substância, como atum, sardinha e salmão.

Frutas cítricas

Graças à presença de vitamina C e de antioxidantes em abundância, frutas como limão e laranja são aliadas no fortalecimento do sistema imunológico.

Frutas e vegetais

Estes alimentos são saudáveis e benefícios sempre, mas, no caso da Rinite alérgica, optém preferêncialmente pelos vegetais de cor verde mais escuro, pois eles contém clorofila, substância antioxidante. Outra boa opção é consumir cenoura, manga, acerola e abóbora, já que elas também são antioxidantes graças aos carotenoides.

Abacaxi

De entre todas as frutas, destaca-se o abacaxi é justificado por ele conter bromelina, uma substância que reduz a inflamação e a congestão nasal.

Gengibre

Não é à toa que ele está presente em diversos remédios para gripes e constipações. Isto porque o gengibre tem uma acção adstringente e expectorante.

Mel

Outra presença quase garantida nos remédios para gripe e constipações, o mel tem propriedades bactericidas, anti-inflamatórias, fungicidas e expectorantes, isto é, um prato cheio para quem sofre com Rinite alérgica.

 

Estes alimentos servem tanto para combater como para prevenir as crises de Rinite. O ideal é incluirem nos nas refeições do dia a dia, principalmente aqueles de uso quotidiano, como frutas, vegetais, grãos, alho e cebola.

Quando a Rinite “atacar”, reforcem com os SOS, como o abacaxi, mel e gengibre.

 

Alimentos que pioram os desconfortos da Rinite

Tens Rinite alérgica?! Então sabe o que deves comer

Comidas muito quentes ou alimentos muito temperados e ácidos ativam a resposta alérgica por meio da histamina, que tem uma poderosa acção vasodilatadora.

Dou vos o exemplo, da pimenta que, como sabemos faz o nariz escorrer, coçar, entupir, além de provocar espirros, e isso é tudo aquilo que não queremos!!

Trigo e cereais

Alimentos como cevada, milho, aveia, centeio e farinha de trigo têm glúten e representam um problema duplo para quem tem rinite… Aspirá-los pode desencadear problemas respiratórios, como asma e bronquite, e o seu consumo aumenta a produção de muco.

Doces

Principalmente os que levam chocolate. Mais do que o açúcar, o grande problema está no facto de esses alimentos geralmente conterem outros ingredientes potencialmente alergénicos, como leite, soja, nozes e amendoim, que podem inflamar a mucosa nasal.

Bebidas alcoólicas

Elas provocam a vasodilatação e a obstrução nasal, ou seja, melhor ficarem com a água, com o chá e com o sumo de limão.

Leites e derivados

A caseína é uma proteína presente nestes produtos e culpada de piorar a rinite, porque deixa o muco mais espesso, dificultando o tratamento de doenças respiratórias.

 

Espero que estas dicas vos ajudem!!