Ainda existe muita gente que fala dos suplementos alimentares como se fosse uma “droga”, algo quase ilegal.

Mas não! Os suplementos alimentares são de extrema importância para quem quer manter um corpo saudável.

Mesmo que façamos uma alimentação regrada, tentando comer tudo o que de melhor há para o organismo, é muito difícil conseguirmos garantir a quantidade necessária de hidratos, proteínas, minerais e vitaminas que o nosso organismo necessita para podermos dizer que estamos com todos os níveis completamente “atestados”.

Quem faz desporto deve ter uma preocupação acrescida, e esta busca pela alimentação perfeita torna-se um verdadeiro desafio.

 

Porque devemos tomar suplementos

apple-1603131_1920

Precisamos tomar suplementos pois é impossível fazermos uma alimentação perfeita.

Com a correria da vida, entre trabalho, filhos, transito, lides domésticas, etc, é muito difícil conseguirmos ter tempo para cozinhar as refeições ideais que nos acompanhem durante o dia, de forma a podermos comer de 3 em 3 horas algo que nos garanta esses nutrientes que o corpo necessita.

Acabamos quase sempre por recorrer a restaurantes, onde nem sempre a confecção dos alimentos ou as ementas apresentadas garantem essa alimentação perfeita … sem falar que sai sempre bem mais caro.

Uma má alimentação provoca deficiências nutricionais que se manifestam em cansaço e falta de energia, baixa imunidade, perda de cabelo, retenção de líquidos, falta de memória e de energia, entre outros problemas de saúde.

Por estes motivos surgem os suplementos alimentares. Para garantir que conseguimos facilmente manter os níveis nutricionais que necessitamos para termos um corpo mais saudável.

Todos os nutrientes que não conseguimos repor graças a uma alimentação deficiente, conseguimos compensar tomando estes sos´s alimentares que nos garantem a quantidade perfeita evitando também a fadiga muscular, melhorando o bem estar geral e o desempenho desportivo.

Importante salientar que suplementos alimentares apesar de não serem medicamentos, devem ser consumidos sem exageros para que não haja sobrecarga do fígados e dos rins, e devem estar sempre associados a uma dieta recomendada por um nutricionista. Cada suplemento serve para uma necessidade específica do organismo, e existe um nível de segurança no consumo diário de cada nutriente para que não haja reacções adversas.

 

Diferentes suplementos para diferentes necessidades:

tape-403595_1920

Suplementos vitamínicos e minerais

São utilizados em caso de carências alimentares. São vitaminas ou minerais, como zinco, ferro e selênio.

Os ricos em vitamina C revigoram e previnem problemas imunológicos, os de vitaminas do complexo B combatem o cansaço, a depressão e a irritabilidade, as associações entre cálcio e vitamina D são indicadas para conter a perda óssea, já a vitamina E combate o envelhecimento precoce e evita doenças imunológicas.

Suplementos proteicos 

São compostos de aminoácidos que servem para ajudar na formação muscular alimentando o músculo para que esteja sempre forte.

Suplementos antioxidantes

Protegem as células contra os efeitos nocivos dos radicais livres e são compostos por nutrientes antioxidantes encontrados em frutas, verduras, legumes e azeites.

Suplementos energéticos  

Servem para complementar a dieta de atletas que gastam muitas calorias em treinos e precisam de suplementos ricos em carboidratos e aminoácidos que lhes dêem energia.

Suplementos termogénicos

Aumentam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo para ajudar no processo de emagrecimento

Os suplementos trazem grandes benefícios ao nosso organismo e com a sua ajuda conseguimos garantir que o corpo funcione perfeitamente mantendo-nos saudáveis e com melhor qualidade de vida.

 

Os suplementos que eu tomo

Tomo suplementos há vários anos, e vou variando de acordo com as minhas necessidades, tipos de treinos e objectivos.

Com o passar dos anos e aconselhada sempre por nutricionistas fui me apercebendo que existem umas marcas de suplementos melhores que outras, ou seja, com mais quantidade de nutrientes, etc.

Há cerca de 1 ano tive conhecimento da Myprotein, marca de nutrição desportiva Nº1 da Europa. E desde aí que todos os produtos que adquiro são desta marca.

Confio e aconselho pois têm produtos excelentes e a preços muito em conta. Se estiverem atentos, a MyProtein costuma fazer bons descontos nos seus produtos.

Eu tomo:

Active Woman – Vitaminas direccionadas para as necessidades da mulher.Tomo de manhã.

Vitamina D3 – pois apesar de sermos um país cheio de sol, somos uma população que tem carência de vitamina D, e como a Vitamina D é tão importante para o nosso bem-estar eu tomo-a diariamente.

Omega3 – um acido gordo essencial que contribui para o normal funcionamento do coração. Bom para eliminar gorduras.Tomo a seguir as principais refeições.

Vitamina C – Super importante para manter as minhas defesas contra infeções e constipações. Tomo de manhã.

Whey protein – Proteína para manter os meus músculos firmes. Tomo ao pequeno almoço e sempre que acabo de treinar.

Bcaas – Aminoácidos que também ajudam na firmeza e crescimento do músculo. Tomo durante o treino.

Graças a esta suplementação sinto que o meu corpo está com os niveis certos de vitaminas e minerais, mais forte e protegido.