Se os sumos detox foram a grande sensação do verão, as Sopas Detox irão sê-lo certamente no Inverno.

Sim, elas prometem manter-nos quentes, vitaminados e desintoxicados com a chegada do frio.

As receitas de dieta detox são receitas antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas que estão presentes no nosso organismo, devido ao consumo de alimentos não saudáveis como por exemplo os alimentos industrializados, as bebidas alcoólicas, os medicamentos entre muitos outros. Para além de ajudarem na limpeza do organismo elas ajudam a combater a retenção de líquidos.

O objectivo é que se faça uma dieta somente de sopas detox durante uns dias de forma a eliminar as impurezas presentes no organismo.

Eu não costumo restringir me só a uma dieta detox. Eu gosto de complementar a minha alimentação com os sumos detox ou com estas sopas pois já faço por norma uma alimentação boa.
Por exemplo… Cá em casa costumamos comer sopa e depois o prato principal. Como o prato principal já inclui batata, arroz ou outro tipo de hidratos, na sopa opto sempre por não colocar batata.
O facto de comermos a sopa primeiro também faz com que a barriguinha fique satisfeita e já não coma tanto no segundo prato. O que ajuda na perca de peso.
Lembrem se que para além das frutas e legumes que são indispensáveis, na refeição não pode faltar a fonte de proteína (carne, peixe, etc) para que o corpo não fique flácido.

E o que têm de tão diferente em relação às sopas que já conhecemos??

Não têm batata branca, fécula da batata, excesso de sal (que torna a sopa da avó tão apetitosa!) ou excesso de gordura e caldos.
Para tempero deve se usar especiarias como a pimenta preta ou a canela, o gengibre ou a curcuma, ervas aromáticas como por exemplo a salsa, a hortelã ou os coentros.
Deve se abusar dos legumes de folha verde:
Folhas verde-escuras – rúcula, couve e espinafre,
Vegetais crucíferos – couve-flor, brócolos e repolho,
Pois têm diversos nutrientes como vitaminas A e C, magnésio, ricos em ácido fólico, cálcio, betacaroteno e ferro.

A batata-doce e o Inhame são boas opções se pretendem que a vossa sopa funcione como um substituto de refeição, com eles o prato de sopa vai ser equivalente a qualquer prato de comida em termos de alimentação pois eles ajudam a saciar durante mais tempo mantendo os níveis de glicose num nível normal, controlando a insulina, que em grandes quantidades pode ser responsável por acumularmos as gordurinhas na nossa cintura.

Para finalizar a sua sopa na dieta da sopa detox utilize sementes, grãos e leguminosas que são boas fontes de gordura boa e proteínas mais magras que ajudam a manter nossa cinturinha em dia. Entre os tipos de alimentos que fazem parte desse grupo estão a linhaça dourada, gergelim, grão-de-bico, ervilha e semente de chia.
Optar por colocar somente um fio de azeite a frio, já com a sopa no prato é uma boa opção para melhor controle da gordura ingerida…depois é dar largas à imaginação!

Saciantes, reconfortantes e cheias de vitaminas, as sopas detox vão continuar certamente fazer parte da minha dieta alimentar neste inverno.

image

Sopa com legumes verdes

– 2 cebolas
– 2 dentes de alho
– ½ brócolo com ramagem
– ½ couve-flor com ramagem
– ¼ repolho
– 1-2 courgetes
– 3-4 folhas de couve portuguesa
– 3 chávenas de espinafres (folha)
– 2 talos de aipo
– 1 c. sopa de azeite
– Sal q.b.

Como fazer

Coloque todos os ingredientes numa panela com água e deixe cozer.
Quando estiver cozido, bata com uma varinha mágica.
Polvilhe a sopa, já no prato, com 1 colher de sobremesa de sementes de sésamo tostadas.

Sopa de legumes, inhame e ervilha

1 e ½ dente de alho amassado
1 cebola pequena ralada
1 colher de sopa de azeite
2 inhames médios cortados em cubos
2 cenouras médias cortadas em cubos
2 tomates sem pele cortados em cubos
1 xícara de chá de abóbora cortada em cubos
2 xícaras de ervilha fresca
2 colheres de sopa de manjericão fresco
2 xícaras de rúcula picada
Linhaça triturada, pimenta rosa e sésamo branco a gosto

Como fazer

Coloque a cebola, o alho, o azeite, o inhame, o tomate, a cenoura, o manjericão e a abóbora numa panela com água e deixe cozer.
Quando estiver cozido, bata com uma varinha mágica.
Nesse preparado coloque as ervilhas, o sal e deixe ferver por cinco minutos.
Sirva com rúcula e polvilhe a linhaça, o sésamo e a pimenta.