A dificuldade em dormir bem é um mal que assola muito de nós.

Seja por stress, falta de tempo, excesso de trabalho ou estímulos, preocupações, etc… a verdade é que estes são sintomas típicos da vida moderna.

Posso por exemplo falar de filhos, como um dos factores para uma noite mal dormida!

Quer seja porque eles não dormem bem e estamos constantemente alerta, ou mesmo porque insistem em vir dormir connosco a meio da noite, e transformam este momento de relax num tormento de dança de edredons e pontapés…

Os factores que atrapalham o nosso sono nem sempre são óbvios, e muitas das vezes necessitamos de aconselhamento médico para solucionar o problema.

Dormir mal põe-nos cansados, piora o funcionamento de todo o organismo, prejudica a memória e causa até problemas cardíacos e ganho de peso, por isso, seguem aqui algumas dicas para vos ajudar a dormir melhor.

Dicas que ajudam a dormir melhor

7 dicas infalíveis para o ajudar a dormir melhor

1.

Evitem beber café ou fumar antes de dormir. As substâncias estimulantes vão influenciar negativamente no descanso e no sono.

Muitas pessoas que sofrem de dificuldade em dormir muitas vezes tentam beber chás naturais para os ajudar a relaxar, mas devem ter atenção ao tipo de chá que escolhem… pois podem promover o efeito contrário. Evitem chá mate, preto, verde e branco, que são ricos em cafeína e estimulam o corpo e o cérebro. Prefiram infusões com camomila, cidreira, entre outros.

 

2.

Desliguem a televisão, tablets, computador e telemóvel. As novas tecnologias e o hábito de irmos ao facebook, instagram, etc estão a prejudicar o nosso descanso.

Eles dão-nos uma falsa sensação de relaxamento, e evitam que tenhamos um sono de qualidade, pois além de manterem o nosso cérebro em alerta para todo e qualquer toque de notificações e mensagens , fazem nos ficar a pensar em todo esse mundo de estímulos e não nos desligamos do mundo real.

 

7 dicas infalíveis para o ajudar a dormir melhor

3.

Tomar um banho quentinho antes de ir para a cama pode ajudar a afastar o stress, e a relaxar os músculos… isso vai ajudar-nos a dormir melhor.

Ao saírem do banho façam uma auto-massagem com um creme hidratante e deixem o corpo relaxar antes de se deitarem.

Tenham também a preocupação de vestir roupas confortáveis e que não vos prendam os movimentos nem a circulação.

 

4.

Apaguem o máximo de luzes possíveis deixando o quarto escuro. A iluminação envia para o cérebro um sinal de alerta que dificulta o relaxamento e o sono.

 

7 dicas infalíveis para o ajudar a dormir melhor

5.

Praticar exercício ajuda a proporcionar uma boa noite de sono, pois cansa-nos. Mas esta prática deve ser evitada a horas muito próximas da hora de dormir, pois os exercícios provocam picos de adrenalina que não devem existir à noite, caso sofram com este tipo de problemas.

 

6.

Experimentem adormecer com músicas relaxantes. Conseguem encontrar no Youtube várias compilações deste tipo de música. Deixem-nas tocar, num volume bem baixo, e viagem pelos sons da natureza,… como a chuva ou os pássaros, por exemplo, eles levam-nos para um nível de relaxamento bem interessante.

7. 

Evitem consumir bebidas alcoólicas. O efeito do álcool pode parecer relaxante, mas depois de metabolizado, as moléculas de álcool causam diversos despertares durante a noite e podem até favorecer a apneia do sono. Se beberem, esperem cerca de 4 horas antes de irem dormir.

 

É impossível termos uma boa noite de sono se não nos obrigamos a uma rotina diária que inclua um horário certo para dormir e acordar.

O hábito, de ficar na cama ao fim de semana também atrapalha a regularidade do organismo e contribui para a dificuldade de descansar.

Lembrem-se que um corpo que não dorme não é produtivo, não tem vitalidade e não “cresce” saudavelmente.

 

Bons sonhos!