Nunca fiz jejum… Sempre fui da opinião que para começar bem o dia, temos de comer um bom pequeno almoço. E eu faço sempre por isso!

Mas conheço muita gente que diz que de vez em quando devemos fazer jejum, e até tem alguma lógica…

 

Benefícios do Jejum

Será o jejum a solução ideal para a perda de peso

 

Dizem que a prática de saltarmos algumas refeições e não comermos durante um determinado período de tempo, traz vantagens para o nosso corpo e para a nossa  saúde.

Mas não é um jejum muito longo, é apenas alternado entre refeições, ou seja … comem apenas durante um certo período de tempo, por exemplo comem ao meio-dia e depois somente às 20h, ou então, escolhem um dia por semana e nesse dia não comem.

Mas quais são os benefícios:

 

1. Acelera o metabolismo

Privar o corpo de alimentos durante um curto período de tempo pode melhorar a nossa saúde metabólica, pois vai ajudar o corpo a eliminar resíduos e toxinas que se acumulam nas refeições, purificando os órgãos internos, aumentando o metabolismo.

O jejum é por isso muito benéfico para quem tem sistemas digestivos mais lentos: proporciona uma pausa ao estômago e intestinos, ajudando a torná-los mais regulares.

 

2. Queima mais gordura

Quando nos alimentamos o corpo processa essa comida nas horas seguintes, ou seja, queima a energia dos alimentos que consumiu… basicamente a glucose na corrente sanguínea ou glicogénio presente nos músculos e no fígado, em vez da gordura que acumulou.

Quando estamos em jejum, não existem comida no nosso organismo para usar como energia, por isso o corpo recorre à energia presente na gordura. Ajudando a emagrecer!

Muitos desportistas fazem mesmo exercício logo de manhã em jejum, para ajudar essa queima de gordura. Sem glucose e glicogénio, o nosso corpo será forçado a queimar ainda mais energia da única fonte disponível – a gordura!

 

3. Reforça o sistema imunitário

Fazer um jejum de apenas três dias pode regenerar todo o sistema imunitário.

A fome induz as células indiferenciadas a produzirem novos glóbulos brancos para combater infecções. As partes danificadas e mais antigas do sistema imunitário são descartadas durante o jejum, e estudos demonstram que fazer jejum durante 72 horas é o suficiente para ajudar a proteger os pacientes de cancro contra os efeitos secundários da quimioterapia.

 

Assim que tiver uns dias mais calmos, vou experimentar!

Fazer um reset ao meu corpo e ver como me sinto! Acho que vai ser interessante…