Para conseguirmos comer bem, ou seja, fazer uma alimentação cuidada, temos de saber comprar os alimentos certos, pois cozinhar de forma saudável é um grande desafio.
Somos todos os dias bombardeados com anúncios desta e daquela bolacha, deste e daquele iogurte, etc, para não falar das prateleiras do supermercado que colocam à frente dos nossos olhos os produtos mais apetitosos para nos obrigar a comprá-los, não por aquilo que fazem ao nosso organismo mas por aquilo que fazem à nossa mente…. que é dar-nos vontade de os comprar pelo seu design e publicidade apetitosa!
É muito importante estarem informados sobre o que devemos realmente comprar para ter em casa de forma a conseguirmos fazer refeições saudáveis e equilibradas.
Sigam estas dicas para saber o que comprar para fazer uma alimentação mais saudável
– Nunca entrem num supermercado com fome
Pois irão comprar bem mais do que queriam e provavelmente não as mais saudáveis! (Se quiserem umas dicas como poupar no supermercado podem ver este meu post – http://www.monicasofia.pt/como-e-que-eu-poupo-na-ida-as-compras/)
– Façam uma lista de forma a comprarem somente o que precisam
Desta forma vão conseguir controlar a vontade de comprar aquele produto que está com a embalagem mais colorida da prateleira! Pois, segundo os especialistas em marketing e publicidade, nós compramos normalmente o produto que consegue captar melhor a nossa atenção.
Se fizerem um menu semanal com refeições saudáveis saberão exactamente o que comprar no supermercado, e estarão focados no que é saudável.
– Aprendam a ler os rótulos dos alimentos
Nem sempre o que diz magro, escolha saudável, light, etc, é a melhor compra.
Convém lerem sempre o rótulo da embalagem para saber se é a melhor escolha:
- Os ingredientes aparecem por ordem do que é encontrado em maior quantidade para o que o produto tem em menor quantidade
- Vejam quantas calorias gordura, proteína e hidratos de carbono tem por porção, e comparem com produtos idênticos. Devem escolher o que tiver menos calorias.
- Optem por não consumir produtos cujo primeiro ingrediente apresentado é gordura ou açúcar
- Verifiquem se diz que é hidrogenado ou parcialmente hidrogenado na lista de ingredientes… se disser fujam a sete pés pois são as piores gorduras que podemos ingerir
- Lípidos são gorduras, procurem valores inferiores a 10g por 100gr de produto alimentar
- Procurem produtos com pouca ou nenhuma gordura saturada, preferindo as que dizem monoinsaturadas e polinsaturadas
- Comparando escolha sempre os produtos que têm menos açucar e menos sal (sódio)
- Optem sempre por alimentos cuja tabela apresenta o menos numero de ingredientes, pois são produtos mais simples ou seja menos processados e com menos aditivos.
– Afastem-se dos alimentos processados
Alimentos açucarados, processados, enriquecidos de forma a tornarem-se mais atraentes para o nosso olfacto e
paladar, devem ser abolidos!
Bolinhos, pães, bolachas, etc, sabem maravilhosamente, eu sei, mas fazem muito mal!
– Comprem alimentos fresquinhos
Tenham atenção ao comprar os legumes se os mesmos estão frescos, sem pisaduras ou bocados podres. Procurem sempre alimentos com cores vivas e coloridas, rijos ao toque e com cheiro característico forte.
A carne deve ser comprada num talho de confiança e deve ter cor vermelho vivo, se tiver bocados mais acastanhados é porque está oxidada e poderá não estar em boas condições.
O peixe deve ter um cheiro suave, a maresia. Recusem o peixe se este apresentar um cheiro demasiado intenso ou a amoníaco. A pele deve ter uma pigmentação viva e brilhante, sem descoloração. Olhos deve estar salientes, a córnea transparente e a pupila negra brilhante. Se os olhos estiverem côncavos, a córnea opaca e a pupila acinzentada, o peixe já não estará nas melhores condições.
Agora é só pesquisarem umas receitas bem saudáveis e utilizar estas dicas!