Portugal é o país perfeito para andar de mota graças a seu clima maravilhoso!

E andar de mota… com juízo, claro… traz muitas vantagens!

Já ando de mota há 9 anos, e em Lisboa, este é o meu transporte de eleição.

Ter uma mota traz muitas vantagens se compararmos com um carro:

– Estaciono facilmente em qualquer sitio, mesmo à “porta”;

– Não pago estacionamento, nem em centros comerciais;

– Demoro menos tempo a chegar ao meu destino… e não é porque vou mais rápido, é porque consigo passar pelo trânsito;

– Gasto muito menos em combustível, pelo menos 1/3 do valor que gasto no meu carro, que já é bastante económico;

– O seguro é muito mais barato que o de um carro;

– É bem mais económico comprar uma scooter do que um carro;

– …E dá uma liberdade e um prazer de condução especiais!

De mota não me privo de ir ao chiado às compras, ir fazer praia à Caparica num dia de muito transito, ou de ir namorar para uma das esplanadas do Castelo de S. Jorge.

Ter uma mota é uma escolha inteligente pois vivemos num país onde raramente chove. Se formos ver a estatística de Lisboa em 2014, por exemplo, tivemos 236 dias sem chuva!! Ou seja 236 dias perfeitos para passear de mota.

Quando chove temos de optar por outro meio de transporte, que é o que eu faço, ou adquirir um fato impermeável integral.

Se estão a pensar adquirir uma mota, têm de pensar também em adquirir roupa própria para andar nela. Temos de ter um bom casaco, que nos proteja do frio ou de uma eventual queda por isso deve ser um casaco técnico com protecções. Esses casacos podem ser adquiridos nos locais onde compram as motas. Não são muito baratos mas também NUNCA se estragam! O que quer dizer que se diluirmos o seu preço pela vida toda… dá uma ninharia! Também é importante o uso de luvas principalmente para nos proteger do frio e para dar mais conforto na condução.

A minha escolha de mota ideal para a minha vida citadina vai para a Yamaha Tricity, pois é uma acelera, ou seja, não tem mudanças e é uma 125cc que transporta facilmente duas pessoas. É bastante fácil de conduzir, ágil, e nela sinto-me muito segura nas ruas acidentadas de Lisboa graças ao sistema abs e às duas rodas frontais. Passar pelos carris dos eléctricos agora já não me preocupa!

Outro ponto a favor na escolha desta mota… e muito importante… É a sua beleza! Eu acho a Tricity linda, muito moderna e elegante.

 

DSC_0193 DSC_0002

Ah e o capacete tem que condizer com a mota para o look ficar perfeito. Este foi a minha escolha, por ser bonito, confortável, seguro e made in Portugal – Nexx!

DSC_0166

Boas noticias: para quem ainda não sabe… Em Portugal saiu uma lei que permite a todos os possuidores de carta de automóvel com mais de 25 anos de idade, conduzir legalmente veículos de 125cc, sem necessidade de tirar carta de mota. O que facilita a compra deste veículo!

A mota é um transporte seguro se forem cuidadosos e respeitadores das regras de condução.

Tenham sempre isso em atenção e boa viagem!!