Unhas e cabelo fraco são muitas vezes consequência de uma má alimentação. É fundamental seguir uma boa alimentação, já que a falta de alguns nutrientes e vitaminas podem deixá-las quebradiças e frágeis e com o cabelo também enfraquecido.

Se este problema vos deixa sem dormir, deixo-vos aqui uma série de alimentos que vão fazer com que as vossas unhas e os vossos cabelos fiquem mais fortes e saudáveis.

As unhas são formadas por queratina. Essa proteína também compõe a camada exterior da pele e do cabelo.

A ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B pode provocar falhas nas unhas e a falta de cálcio pode torná-las secas e quebradiças. A deficiência de vitamina C e ácido fólico pode também ter uma responsabilidade pelo aparecimento de problemas nas unhas.

A biotina e as vitaminas do complexo B, juntamente com aminoácidos, vitaminas C e E, auxiliam o corpo a produzir queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas e cabelo fortes.

 

Os melhores alimentos para ter unhas e cabelo fortes

Se tem unhas e cabelo fraco então tem de comer estes alimentos

Ostras

As ostras são conhecidas por serem ricas em zinco, um dos ingredientes principais da produção de proteínas que compõem a saúde dos cabelos e das unhas.

 

Whey protein

O principal composto do cabelo e das unhas é a proteína. Por isso temos de garantir que ingerimos esse macro nutriente nas doses aconselhadas. Para garantirmos a dose certa diária, podemos recorrer a uso de whey protein em batidos ou barras, e desta forma conseguimos facilmente a sua ingestão.

Amêndoas

Se tem unhas e cabelo fraco então tem de comer estes alimentos

Elas contêm magnésio, mineral que auxilia na redução do stress. O stress é um dos motivos para o enfraquecimento e queda do cabelo, se diminuirmos a ansiedade o cabelo vai melhorar.

 

Salmão

Este peixe tem biotina, proteína e ômega-3, uma gordura boa anti-inflamatória que é capaz de hidratar o couro cabeludo. mantendo os folículos mais saudáveis e o cabelo mais forte.

 

Carne vermelha

Se tem unhas e cabelo fraco então tem de comer estes alimentos

Além de também ser rica em proteína, a carne tem outro nutriente essencial para um cabelo e unhas fortes: o ferro. Pessoas com deficiência do mineral geralmente apresentam queda de cabelo e unhas fracas.

 

Ovos

Eles contêm proteína, vitamina D e biotina, que evita que a unha comece a escamar.

 

Nozes

Se tem unhas e cabelo fraco então tem de comer estes alimentosCarregadas de ômega-3 e vitamina E, elas são hidratantes e reparadoras. Contêm também cobre, um mineral que zela pela cor dos fios de cabelo e atrasa o aparecimento dos brancos.

 

Mais alimentos para as unhas

 

  • Laranja, pimentão amarelo, papaia, morango, goiaba, limão, tangerina: VITAMINA C
  • Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais: VITAMINA E
  • Peixes de água salgada (salmão, arenque, sardinha), gema cozida, levedura e grãos integrais: BIOTINA
  • Ovo, carne, aves, lacticínios, gérmen de trigo, grãos integrais: VITAMINAS complexo B
  • Quinoa, carnes: ZINCO
  • Peixes, ovo, frango: QUERATINA

Mais alimentos para os cabelos

  • Pepino: SILÍCIO e ENXOFRE
  • Óleo de linhaça: ÁCIDOS GORDOS ESSENCIAIS
  • Nozes e castanhas: ZINCO
  • Frutos do mar: MAGNÉSIO
  • Feijões, leite, quinoa, carnes e ovos: AMINOÁCIDOS
  • Carne Vermelha, feijão, vegetais de folhas verdes-escuras: FERRO
  • Frutas secas e sementes de girassol: POTÁSSIO