Poros abertos é um problema de quem tem normalmente uma pele mais oleosa.

A pele oleosa pode ser controlada mas é uma característica física por isso difícil de combater… fiquem a conhecer algumas dicas para a reduzir este problema!

 

Qual é a causa dos poros dilatados?

 Pele oleosa: Pessoas que têm naturalmente pele oleosa tendem a ter poros dilatados. Isso ocorre porque o óleo e as células mortas que se depositam ao redor dos poros fazem com que essa pele ao redor dos orifícios dos poros fique inchada, fazendo com que os poros pareçam maiores do que realmente são.

Idade: Conforme envelhecemos, a nossa pele perde sua elasticidade, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol, naturalmente acumulada com a idade, também afeta o aspecto dos poros.

Hereditariedade A predisposição genética também pode ser um fator para o aparecimento de poros dilatados. Caso um de seus pais apresente poros dilatados, você também pode herdar a mesma característica.

 

Como melhorar o aspecto dos poros abertos

Em primeiro lugar devem procurar um dermatologista, ele melhor do que ninguém vai perceber qual o verdadeiro problema e indicar como combatê-lo, mas dou aqui algumas dicas:

Lavem o rosto com um sabonete para rostos oleosos

Sim, lavem o rosto com sabonete de rosto! O rosto deve ser lavado com sabonetes que são desenvolvidos especificamente para essa parte do corpo, se possível que sejam feitos à base de enxofre ou ácido salicílico, que ajudam a limpar correctamente os poros, limpando bem a oleosidade da pele.

Não lavem excessivamente o rosto

O rosto deve ser lavado, no máximo, três vezes ao dia, pois quando o rosto é lavado vezes demais, a pele detecta que não está com oleosidade suficiente, e gera mais oleosidade para combater essa falta.

Façam máscaras de argila

São baratas, fáceis de preparar e proporcionam um resultado favorável, pois ajudam a controlar a oleosidade e possuem uma acção adstringente. Além de remover as toxinas, fazem uma verdadeira limpeza à pele. Para quem tem pele oleosa, as mais indicadas são a verde e a preta.

Façam um peeling com ácido

O peeling deve ser feito sempre por um médico especializado. Peelings especiais de ácidos suaves, como o ácido retinoico, são um método simples e eficiente para fechar os poros e dar aspecto aveludado.

O ácido retinóico (tretinoina) é uma forma natural da vitamina A. É a vitamina A ácida, a principal forma da vitamina encontrada na pele. O seu efeito dá-se sobre o DNA da célula da pele, aumentando a capacidade de renovação da pele.

Microdermobrasão também ajuda bastante.

Façam exercícios aeróbicos

Fazer exercícios aeróbicos, que geram muito suor, também são indicado, porque ajudam a desentupir os poros.

O exercício de alta intensidade vai ajudar a eliminar essa gordura. Não se esqueçam que devem ingerir muita água para manter a pele hidratada.

 

Evitem o consumo de leite e gorduras

O leite, assim como os hidratos simples, como trigo, arroz branco, massas, entre outros, estimulam a produção de óleos e abrem ainda mais os poros.

 

Usem maquilhagem não oleosa

Quem tem a pele muito oleosa deve evitar maquilhagem que possa piorar essa característica. Procurem sempre um especialista que vos ajude a encontrar a base ideal, uma má escolha pode ser catastrófica.