Tenham medo! Pois as consequências podem ser graves!

Todos sabemos que água é vida! E que ela faz bem ao nosso organismo! Mas sabem o que pode acontecer ao nosso corpo se beberem poucos líquidos?

Resolvi partilhar convosco este vídeo que vi, e achei bastante interessante,

É importante que vejam pois muitos de nós ainda não têm a consciência da real importância de beber água todos os dias e do papel que ela cumpre em nosso organismo.

Como mãe, tenho o dever de fomentar este bom hábito nos meus filhos, pois entre brincadeiras, deveres, etc, muitas vezes os malandrinhos esquecem-se de a beber. Temos de estar atentas pois muitas das birras, ou dos cansaços deles podem bem estar relacionados com a falta deste liquido tão importante.

Só para avisar que acabei de encher a minha garrafinha e quero terminar de a beber rápido, rápido…

Vejam o video:

 

… muitos ignoram este facto!

Forçar o corpo a trabalhar com uma quantidade limitada de líquidos é como tentar lavar a louça do jantar com um copo de água. Quando não se bebe líquidos suficientes, o corpo tem de eliminar os resíduos numa forma muito mais concentrada, causando odor corporal, mau hálito e urina com mau cheiro.

A quantidade de líquidos que devemos ingerir depende da nossa estatura corporal, do ambiente em que vivemos e da nossa actividade física.

O “aconselhável” é entre 2 litros para as mulheres e os 3,5l para os homens, mas como vos disse, isso é relativo, depende de muitos factores.

Deixo aqui resumidos alguns dos problemas causados pela desidratação e pela falta de líquidos no organismo.

 O que a falta de água faz ao nosso corpo:

cup-939479_1920

– Cansaço

A falta de água faz com que o corpo desidrate, e uma das consequências da desidratação é a fadiga, ou cansaço. O corpo sem água é como um carro sem óleo, tudo “enferruja” e trabalha mal.. Sem energia sentimo-nos fracos e prejudicamos o nosso rendimento diário. Nas crianças pode originar falta de atenção e de rendimento escolar.

– Desequilíbrio do pH

A alimentação e muitos outros fatores podem causar acidez no corpo, o que pode gerar diferentes problemas de saúde. Beber água suficiente é importante para manter o pH do sangue equilibrado. Por isso se aconselha a beber águas com um Ph menos ácido e mais alcalino.

– Envelhecimento precoce

Beber água suficiente diáriamente ajuda o nosso corpo a combater contra os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce dos órgãos e da pele. Nosso organismo é composto por cerca de 60% de água, e nossos órgãos dependem deste valioso líquido para funcionar corretamente.

– Excesso de peso e obesidade

O consumo de água estimula a eliminação de residuos e toxinas do nosso organismo, por isso ela é fundamental para o controlo de peso. Ela proporciona uma sensação de saciedade e é a chave para mantermos o metabolismo acelerado.

– Infecções urinárias

Quando estamos desidratados e não proporcionamos a quantidade de líquidos necessários para o sistema urinário e excretor, corremos o risco de sofrer de diferentes tipos de infecções urinárias, como a cistite, que é possível detectar rapidamente, através de uma coloração amarela escura e forte odor na urina. As funções renais e de todo o sistema urinário dependem muito da quantidade de água ingerida todos os dias.

– Pressão arterial alta e baixa

O nosso sistema circulatório necessita de água para funcionar corretamente. O consumo de água é fundamental para eliminar toxinas da corrente sanguínea e facilitar a circulação do sangue, pois o sangue é composto também por água!

– Prisão de ventre

Quando estamos desidratados o corpo não contém o líquido necessário para eliminar todos os resíduos e começa a sofrer com problemas de prisão de ventre. Para que as fezes se formem adequadamente e possam ser eliminadas, é necessário ter líquido suficiente no corpo que ajude a processar os alimentos e lubrificá-los.

– Doenças do aparelho digestivo

A falta de liquidos no organismo faz com que a secreção de sucos digestivos seja reduzida, e isso provoca sérios problemas estomacais, como a gastrite e as úlceras.

– Problemas respiratórios

As membranas mucosas da região respiratória são ligeiramente húmidas, para poder proporcionar uma camada protetora frente aos agentes contaminantes do ar, que podem causar problemas respiratórios. Sem água o sistema imunológico fica fragilizado e não é capaz de prevenir as doenças respiratórias.

– Eczemas

Nosso organismo precisa de uma quantidade significativa de líquido para poder suar entre 500 e 700ml de água. Através desta quantidade de suor, é possível eliminar as toxinas e os resíduos que podem provocar irritações na pele.

A pele para estar saudável, hidratada e manter a sua elasticidade precisa que beba água suficiente.

– Reumatismo

A falta de hidratação faz com que o nosso corpo e a corrente sanguínea acumulem mais toxinas, provocando diferentes doenças e dores. Vários estudos identificaram que a sua falta pode aumentar significativamente as dores e problemas ósseos.

– Danos cerebrais

A desidratação severa pode causar um desequilíbrio entre elementos básicos, como o sódio e o potássio, cuja deficiência pode causar consequências graves, como os transtornos cardiovasculares.

Com isto só quero dizer que temos de ter cuidado com o nosso corpo, com a nossa saúde… basta um pouquinho de atenção e de adicionarmos a toma de água como uma rotina diária muito importante para o nosso bem estar!.