Já uso meias de compressão para treinar há uns anos, e já aqui falei delas – As vantagens das meias de compressão

Posso garantir que a sensação de conforto é real e que consigo fazer muito mais exercício sem me cansar tanto. Uso-as quando faço treinos de ocr (obstacle course race) e têm sido uma ajuda fantástica.

Este ano descobri que para além das meias até ao joelho, existem também as mangas de compressão, ou manguitos, que para além da compressão, são de um conforto e ajuda quando preciso de rastejar ou ter os cotovelos no chão.

Não sei se já repararam mas há cada vez mais desportistas a adoptar este tipo de material técnico para melhorar a sua performance desportiva.

 

Mas para que serve o material de compressão

As meias de compressão são para usar em actividades desportivas que possam levar os músculos à exaustão.

Elas possuem zonas de diferente compressão, sendo mais forte sobre os gémeos para aumentar o aporte de oxigénio aos músculos, acelerando a remoção de ácido láctico e estabilizando a musculatura de forma a aumentar a sua eficácia.

Na verdade, meias deste tipo são há muito usadas por pessoas com problemas circulatórios e também em situações pós operatórias, mas as meias de compressão usadas no desporto, são feitas com material mais resistente e um grau de compressão diferente.

A razão principal para usar meias de compressão na corrida é que elas melhoram o retorno venoso para o coração através de um impulso criado por uma acção muscular mais eficiente dos gémeos, ocasionando um aumento da capacidade de resistência do atleta. Esta compressão selectiva promove um maior equilíbrio e menor fadiga muscular.

 

Principais vantagens

– Aumentar o aporte de oxigénio nos músculos;

– Melhorar o retorno venoso;

– Acelerar o processo de remoção do ácido láctico nos músculos;

– Reduzir a vibração muscular nos gémeos, promovendo um maior equilíbrio e propriocpeção e por conseguinte uma menor fadiga muscular;

– Manter a temperatura do corpo (principalmente nas pernas);

– Reduzir o risco de lesões.

 

As que uso desde sempre são INC Compression, pois são super resistentes, muito confortáveis e bonitas, em comparação com muitas outras que já tive oportunidade de ver no mercado.

Têm cores alegres e uma grande variedade de opções… meias curtas, compridas, pernitos, manguitos… Para todos os gostos e necessidades desportivas!