Eu gosto e costumo andar muitas vezes de saltos altos por isso devo, obrigatoriamente, fazer alguns exercícios que me ajudam a fortalecer certos músculos das pernas para que não doam ou não fiquem prejudicados, visto que andar de saltos não é propriamente uma posição normal a nível postural.

Se não tivermos essa preocupação estamos a cometer um grande erro e esta pode ser a causa do aparecimento de dores nas pernas e costas.

Se repararem, quando usamos saltos altos, estamos a suster todo o corpo numa menor superfície de contacto com o chão e isso pode originar problemas posturais.

Com salto agulha, por exemplo, não só o alongamento dos músculos posteriores da coxa, mas também os dos gémeos são bastante exigidos tanto para caminhar como para se manterem em equilíbrio.

 

Exercícios para andar melhor de saltos altos

Os exercícios físicos que nos ajudam a andar melhor de saltos altos

Se ficarmos diariamente e durante muitas horas em cima dos saltos altos podemos lesionar músculos posteriores, como os lombares, isquiotibiais e glúteos, por falta de estimulação. Isso pode afectar negativamente o nosso equilíbrio, postura e coordenação, o que leva à inflexibilidade dos músculos e lesões.

Para reforçarem a musculatura local e prevenirem qualquer tipo de desconforto durante ou após o uso dos saltos altos, apostem em quatro exercícios que podem ser feitos em menos de quinze minutos, e até na vossa própria casa.

 

Escada ou step

Em qualquer prédio existem umas escadas… por isso este é um exercício bem fácil de conseguirem fazer…

Os exercícios de subir escadas ou que simulem esse movimento, como o step por exemplo, são óptimos aliados de uma musculatura forte e dinâmica. Se quiserem imprimam velocidade na vossa subida e intensificam o exercício.

Os benefícios: trabalha a musculatura dos glúteos, posteriores da coxa e gémeos, com o estímulo do exercício aeróbico.

Quanto mais vezes fizerem mais estarão a trabalhar os vossos músculos.

 

Agachamento na 1ª-posição-plié

Comecem com os calcanhares juntos e dedos dos pés ligeiramente virados para fora, como na 1ª posição de pés no ballet, o plié.

Depois levantem os calcanhares, continuando com os pés sempre juntos, e fiquem sobre os dedos dos pés.

Segurem-se a uma parede, se tiverem dificuldade em manter a postura. Depois dobrem os joelhos e desçam em agachamento, em duas contagens, de seguida voltem à posição erecta, mantendo sempre os calcanhares unidos.

Façam no minimo 10 agachamentos.

 

Afundos 

Este exercício é um forte aliado para quem usa saltos altos muitas vezes.

Coloquem uma perna à frente e outra atrás, como se tivessem dado um passo muito largo, com as pernas a mesma distância dos ombros.

Depois dobrem a perna de trás e baixem o joelho até tocar no chão.

Devem fazer no mínimo 10 descidas e depois alternar de perna.

Se quiserem aumentar a dificuldade coloquem um step da perna da frente aumentando. Vai tornar o exercício mais exigente.

 

Agachamento simples

Este é um exercício muito simples de fazer mas se não conseguirem manter o equilíbrio, experimentem colocar uma cadeira baixa e tentem sentar-se e levantar-se.

O movimento é igual!

Mantenham a abertura dos pés ligeiramente maior do que a largura dos vossos ombros e os dedos dos pés apontados para fora.

Lentamente, baixem-se em duas contagens para a posição de agachamento. Segurem a posição por dois segundos, em seguida estiquem as pernas em mais dois tempos para voltar à posição inicial.

Façam no minimo 10 descidas.

 

Alongamentos

Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e “aquecendo-os” antes da atividade física e eliminando a tensão, depois dos exercícios.

São especialmente importantes no caso de pessoas que fazer exercícios desgastantes, pois actividades como estas promovem tensões e inflexibilidade. Além disso, os alongamentos evitam muitas lesões, como distensões e inflamações.

Como quando andamos de saltos altos, os músculos estão em tensão, é necessário fazermos alongamentos nas pernas para que esses músculos relaxem e voltem ao seu estado normal.