O óleo de coco deverá está na lista dos alimentos prioritários a comprar na vossa próxima ida ao supermercado!

Está no top 10 de alimentos que fazem bem à saúde e, para além desse benefício, trás às nossas refeições do dia a dia um sabor novo e delicioso.

É considerado o óleo de cozinha mais estável, capaz de suportar altas temperaturas sem oxidar. É ainda melhor que o óleo de soja ou até mesmo do azeite. Se procuram uma refeição saudável devem usá-lo para substituir estes tradicionais óleos de cozinha, pois é uma gordura que não é acumulada no nosso corpo pois é metabolizada de forma rápida pelo organismo.

Eu já há muito tempo que uso óleo de Coco, neste momento uso este da Prozis, que é 100% orgânico – prozis.com/2WQC e estou maravilhada.

Óleo de Coco - o ajudante de culinária que faz milagres no nosso corpo

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco é um suplemento alimentar, que trás muitos benefícios ao organismo:

Melhora o sistema imunitário – Tem poderes antivirais, antifúngicos e propriedades antibacterianas.

Saúde Cardiovascular:Embora seja uma gordura, a ingestão de óleo de coco virgem não tem efeitos adversos sobre o coração. Pelo contrário, reduz o risco de elevados níveis de colesterol e de um possível ataque cardíaco.

Sistema digestivo:É benéfico em pessoas com problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, prisão de ventre e indigestão pois combate bactérias prejudiciais ao sistema digestivo e auxilia a absorção de nutrientes no corpo.

Ajuda a emagrecer:Rico em triglicerídeos de cadeia média e ácido láurico, em vez de ácidos gordos de cadeia longa, como alguns outros óleos que normalmente usamos, ele faz com que o corpo utilize o óleo de coco como energia e não armazene gordura. O que quer dizer que ele não é acumulado no nosso corpo! Para além de aumentar o metabolismo.

Utilizar o Óleo de coco na cozinha

– Este óleo é ideal para criarmos receitas mais saudáveis ou aumentar a quantidade de gordura consumida.

– Pode ser usado para cozinhar, bater ou fritar, substituindo outros óleos, manteigas e azeite.

– É ótimo para refogar, fazer grelhados e todo o tipo de receitas, inclusive na panificação.

– Podem usá-lo da mesma forma que o azeite, regando os alimentos, especialmente saladas e legumes crus.

Outras possíveis utilizações

Contra infeções na pele: Quando aplicado nas feridas o óleo de coco virgem pode evitar novas infecções por bactérias  estafilococos. É benéfico no tratamento de dermatite atópica, erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase.

Cicatrização de feridas: As feridas tratadas com óleo de coco virgem, curam mais rapidamente e apresentam maior reticulação de colágeno.

Benefícios para pele: hidratação da pele é fundamental para mantê-la jovem e saudável, e o óleo de coco pode ser usado no lugar de loção hidratante para uma pele saudável. O óleo de coco é muito usado para prevenir as estrias durante a gravidez.

Cabelo Saudável: óleo de coco também pode ser utilizado para melhorar a saúde de couro cabeludo e cabelo, principalmente nos cabelos mais secos. Tentem aplicar um pouco de óleo de coco no cabelo antes de tentar desembaraçá-lo ou massaje o couro cabeludo com um pouco de óleo de coco.