Hoje reparei que a minha filha estava com um chichi um pouco mais amarelo que o normal e perguntei-lhe se tem andado a beber Água, ao que me responde não me lembro!

E eu com tanto o que tenho para fazer, não tenho reparado nisso. Claro que fiquei preocupada com o que senti…

Dou-lhes Água às refeições e eles por vezes não a bebem toda! Tentei voltar atrás e pensar se tenho reparado se eles têm ou não bebido o suficiente… pois não me recordo!

Pressupus que bebem, pois todos sabemos que devemos beber água! E eu mando-lhe sempre para a escola. Às vezes vem cheio, outras vazio mas para mim “ela vai enchendo na escola, sempre que precisa de mais”… Mas entre as brincadeiras, as aulas,… será que eles se lembram que têm de a beber??

Pelos vistos não!!

Vou ficar mais atenta pois é realmente muito importante.

Os vossos filhos bebem Água suficiente?

Embora uma desidratação ligeira não constitua uma ameaça à vida humana, não beber água suficiente pode resultar em prejuízos cognitivos, dores de cabeça, baixos niveis de concentração no estudo e até náuseas nos casos mais graves.

No caso das crianças mais pequenas, os sintomas de desidratação passam por birras, pouca urina, boca seca e falta de lágrimas quando choram.
Mas qual será a quantidade necessária para as crianças? Fui pesquisar…

A quantidade que deve ser consumida diariamente muda conforme a idade, o sexo e a atividade física. É recomendável que as crianças adquiram a maior parte da água bebendo-a e outra pequena parte seja adquirida através da comida.

  • Crianças de um a três anos precisam de quatro copos de água diários.
  • Dos quatro aos oito anos, cinco copos.
  • Assim que as crianças fazem nove anos, a quantidade ideal muda conforme o sexo.
  • Os rapazes dos nove aos 13 devem beber oito copos por dia, já as raparigas precisam só de sete copos.

As crianças são muito vulneráveis à desidratação pois ainda não têm o mecanismo da sede inteiramente desenvolvido, nós pais, temos o dever de lembrar os nossos filhos que têm de beber água!

Nós não perdemos água somente quando urinamos, perdemos também quando respiramos e transpiramos. Os adultos perdem cerca de quatro copos de água por dia através da pele e da respiração.

Uma das razões pela qual as crianças não devem beber bebidas doces ou com cafeina é porque contêm outros ingredientes que não fornecem benefícios nutricionais, além de, no caso das bebidas com cafeína, serem ligeiramente diuréticas, o que significa que obrigam o corpo a produzir mais urina e desta forma serem um risco à sua saúde por causa da desidratação.

É importante também falarmos com as educadoras das escolas dos nossos filhos para saber se quando estão na escola bebem água e motivá-las a fazê-lo.

E nós pais também devemos ser um exemplo, devemos ter sempre Água às refeições.

Temos de estar atentos! Eu vou passar a estar!