A tapioca chegou recentemente a Portugal e tem vindo a conquistar cada vez mais apreciadores.

É considerado o novo pão saudável sem glúten, gordura, açúcar ou lactose.

Os crepes de goma de mandioca são a nova tendência de alimentação saudável, mas quais são seus benefícios?

 

O que tem de tão especial a tapioca e porque está na moda?

De que é feita a tapioca

A tapioca é feita da goma de mandioca hidratada.

É fécula ou o amido da mandioca hidratado, que ao ser espalhado e aquecido numa frigideira transforma-se numa espécie de crepe prático e rápido de fazer.

Não se adiciona qualquer tipo de óleo ou gordura nem na massa, nem na frigideira. Quando confeccionada coloca-se uma pitada de sal, e já está!

Podem comprar este tipo de mandioca hidratada nas lojas de produtos naturais. Escusam de tentar fazer com a mandioca em pó que encontram nos supermercados pois não dá. Não tem goma e por isso não funde.

A farinha que vocês vêm colocar nas frigideiras é esta mandioca hidratada que é peneirada directamente para a frigideira e dá a sensação de ser pó mas não é. Ok?!

 

Quais são os benefícios da tapioca

A tapioca é constituída somente por farinha de mandioca, um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carbohidratos de fácil digestão e é isenta de glúten.

É extremamente rica em ferro, vitaminas do complexo B, incluindo ácido fólico, que por norma é uma vitamina deficitária nas mulheres. A sua composição contempla ainda, cálcio, selénio e ácidos gordos do tipo ómega 3 e 6.

Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e apresenta vários benefícios para a saúde: aumenta a imunidade, retarda o envelhecimento e alivia a hipertensão, tem também propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Tem um sabor leve e delicioso e pode ser ingerida com vários recheios.

 

A tapioca engorda?

Depende… Depende principalmente do recheio que escolherem!

Uma tapioca feita com 2 colheres de sopa de massa possui cerca de 70 calorias.

A tapioca é uma boa opção para quem quer fazer uma alimentação saudável ingerindo bons carbohidratos, pois apesar de ser um carbohidrato simples (que facilmente se transforma em gordura), tem um índice glicémico menor do que o pão branco e não tem gordura ou glúten.

O glúten é uma proteína que cria inflamação no organismo, favorecendo a acumulação de gordura, prejudicando o intestino e causando inchaço.

 

O que tem de tão especial a tapioca e porque está na moda?

Como comer tapioca

Podemos incluir a tapioca em qualquer refeição do dia. No pequeno almoço como substituição ao pão, ao lanche ou mesmo como refeição principal.

 

Recheada com estes alimento podemos fazer alimentações super saudáveis e deliciosas:

  • Frango desfiado, ricota e salsa
  • Espinafre e tomate-cereja
  • Atum e cenoura ralada
  • Milho, beringela e tomate
  • Banana e manteiga de amendoim
  • Ovo mexido

Para sobremesas mais calóricas mas igualmente deliciosas:

  • Doce de leite
  • Banana e Chocolate
  • Bola de gelado e nutella

 

 Bom apetite!