O Natal está a chegar e já começamos a pensar nas maravilhosas iguarias que vamos comer na ceia…. são doces típicos, o bacalhau, as bebidas de festa… tudo do mais calórico possível pois quando pensamos na ceia de Natal, pensamos sempre em mesa farta!

Ai… que bom é pensar no arroz doce, no bolo rei, na aletria, na lampreia de ovos e em todos os tipos de rabanadas que existem…

A noite é sempre passada à volta da mesa, entre família e amigos,… se pensarmos bem são horas e horas sentados a petiscar aqui e ali, e a verdade é que não há milagres, se ingerimos tantas calorias, elas vão se fazer notar!

Mas existem alguns truques que podemos fazer antes do Natal que minimizam esses estragos dos dias de festa.

Temos de nos preparar e tentar levar uma vida bem regrada para podermos aproveitar estes doces típicos da época.

O que fazer antes do Natal para poder comer o que quiser na Ceia

Dicas e truques para fazer antes do Natal

Para podermos comer descansados a nossa ceia Natalícia temos de nos preparar antes. Por isso deixo-vos algumas dicas:

 

Exercício extra

Temos de aproveitar todas as oportunidades do dia para estar em movimento.

Optar pelas escadas em vez do elevador é uma óptima opção para queimar calorias. Nesta semana quantas mais calorias gastar, menos estragos natalícios vai sentir.

Tentem fazer mais exercício e estar mais tempo no ginásio. A ideia é perder, gastar e queimar o máximo de calorias possíveis nestes dias.

 

Tabatas são excelentes opções

Se não têm muito tempo para treinar optem pelas Tabatas, 8 minutos diários fazem milagres!

Tabatas são treinos de alta intensidade onde executamos um exercício durante 20 segundos e recuperamos dez segundos, realizando oito séries sem paragem. Podem ver no blog do Rubim40nopontofit – alguns exemplos muito eficazes.

 

Andem mais

Se não são adeptos de exercício físico deixem o carro uns bons metros longe do trabalho e andem a pé. 10 minutos ao chegar e 10 minutos ao sair são úteis para gastar umas quantas calorias e ajudar o coração a manter-se jovem.

 

O milagre dos agachamentos 

Outro truque bom para gastar calorias é fazer agachamentos.

Os agachamentos são dos exercícios que mais gastam calorias pois mexem com o maior grupo muscular. Fazer séries de 15 agachamentos de hora em hora é um bom truque e não custa nada.

No final do dia fizemos um bom treino de perna!

Se não sabem o que são agachamentos, fica aqui o vídeo:


Façam refeições saudáveis

Tenham especial atenção ao que comem antes do Natal. As refeições devem ser saudáveis, à base de legumes, fruta e proteína. Não comam doces nem comida salgada.

Substituam os hidratos de carbono refinados — pão branco, cereais açucarados, arroz branco, batata branca e massa comum — por hidratos de carbono complexos — pão de mistura/ integral, aveia integral, batata doce e massa integral pois têm um índice glicémico menor e, por isso, absorvem o açúcar mais lentamente, o que resulta numa maior saciedade.

 

Água nunca é demais

Bebam muita água, ela ajuda a hidratar e a libertar as toxinas existentes no organismo. Há que livrar o corpo de excessos de açúcar e sal.

 

Estas dicas e truques são bons para nos ajudar a manter a forma nesta época Natalícia.

Bom Natal para todos!