Há dias estava num supermercado e vi pela primeira vez alho negro.

Não conhecia tal coisa! Achei interessante e agarrei nele para experimentar… mas depois de o ter na mão não gostei do aspeto e voltei a colocar no sitio dele. Era preto, quase parecia podre!

Quando cheguei a casa fui pesquisar. Queria saber porque era preto e quais os seus benefícios, pois para estar alí é porque alguém o compra e consome!

Descobri que especialistas e estudos científicos têm chamado a atenção para os benefícios do alho negro….

Benefícios do alho negro

O que é o alho negro e quais os seus benefícios para a saúde

O alho negro, segundo o que dizem, possui um sabor mais adocicado e menos forte e uma textura bem macia, parecida com a ameixa preta.  Essa variação do alho é atingida após o alimento passar por um processo de fermentação, que modifica as suas características.

É o alho in natura, que é submetido a uma condição de temperatura contínua de aproximadamente 65ºC e humidade controlada, que escurece, sem nenhum aditivo químico e é rico em vitaminas como a A, B1, B2 e C e nutrientes minerais como o enxofre, cálcio, magnésio, selênio e zinco.

Possui diversos benefícios para a saúde, entre eles a regulação da pressão arterial, significativo poder antioxidante e termogénico.

 

Ajuda a emagrecer

O alho negro ajuda a reduzir o peso corporal, mediante o aumento do metabolismo e a redução do tamanho das células que contêm gordura, os adipócitos, na região abdominal. Além disso, reduz também os triglicerídeos e o mau colesterol no sangue, e aumenta o colesterol bom, prevenindo a aterosclerose e as doenças cardiovasculares.

Fortalece o organismo

A presença do selénio na sua composição também fortalece o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de gripes e potencializando a ação das células de defesa contra vírus e fungos.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o alho negro ajuda a combater doenças e a melhorar os sintomas da inflamação, e contém vitamina C, muito importante para o reforço do sistema imune.

Anti-inflamatório

Além disso, o alho negro possui também propriedades antialérgicas, antidiabéticas e anti-inflamatórias e melhora o funcionamento do fígado.

Anti cancerígeno

Foi demonstrado que o alho negro aumenta a morte das células tumorais e inibe o seu crescimento na leucemia e no câncer do cólon e do estômago, e diminui o tamanho do tumor no câncer de estômago.

 

Essa variação da planta pode ser consumida cru e também pode ser usada como temperos.

Por tudo isto, acredito que da próxima vez irei pegar e trazê-lo comigo. Tenho de experimentar esta iguaria que, pode dar um toque especial às minhas saladas, pratos de carnes vermelhas e brancas como as de aves e peixes.

Não há nenhum grande segredo para usá-lo na cozinha, basta descascá-lo e cortá-lo ou moê-lo. Deve dar um toque maravilhoso na preparação de risotos.

Agora que já sabem quais são os inúmeros benefícios nutricionais deste alimento, que tal adicioná-lo à vossa dieta?