Nesta época do ano existem milhares de dietas loucas que nos fazem perder peso rápidamente mas, na realidade o que fazem é com que percamos massa muscular, tornando o corpo flácido e sem formas.

Se com estas dietas sentem que os vossos músculos não estão firmes o problema é… falta de proteína!

Sabiam que quando se fica algum tempo sem comer proteína o corpo absorve músculo, que depois, num futuro, se transformam em membros flácidos devido aos tecidos musculares não serem regenerados?

Recentemente comecei a fazer um treino que combina musculação e nutrição com a ajuda do Personal Trainer Paulo Fernandes e da nutricionista Filipa Vicente com o objectivo de tonificar e ganhar massa muscular. Como ando a treinar mais intensamente para que os músculos cresçam tenho tido sempre a preocupação em ingerir as doses de proteína diárias recomendadas para manter os meus músculos firmes.

Para ingerirmos a proteína necessária devemos ter alguns cuidados com a alimentação de forma a conseguirmos encontrar a proteína em vários ingredientes. Se não sabem, podem fazer esse controle através da App MyFitnessPal. Já vos tinha falado desta aplicação aqui no meu blog.

De forma a facilitar essa ingestão diária eu tomo também Whey Protein da MyProtein, porque é muito mais prático de transportar, fazer e ingerir e o sabor é maravilhoso! Eu adoro especialmente o de baunilha.

O que é um batido Whey Protein?

É um suplemento alimentar de rápida absorção, composto de proteína extraída do soro do leite durante o processo de transformação do leite em queijo. É um produto natural!

Os batidos Whey Protein fazem mal?

Estes batidos de proteína não fazem mal, são o equivalente a leite em pó! Mas, como qualquer alimento que ingerimos temos de ter alguns cuidados porque em excesso também engorda.

Principais vantagens da Whey Protein ?

A Whey Protein é considerada a melhor fonte de proteínas pois é a que fornece mais aminoácidos essenciais ao corpo, sem a adição de colesterol e gordura e tem alta concentração de Glutamina e BCAA. E neste momento é a minha melhor amiga!!! Sim, porque quando tomamos a decisão de nos tornarmos pessoas mais fit o nível de exigência aumenta e não existe forma de conseguir um corpo tonificado e músculado sem tomar os famosos batidos de proteína.

Existem outras fontes de proteína mas nenhuma delas é tão rápida de ingerir.

A dose de proteína recomendada é 2 gramas por Kg de peso corporal. Assim, se pesarem 60 kilos, precisam de mais ou menos 120 gramas de proteína por dia. Como eu peso 57 kg tenho de tomar 114 gr em média por dia. Por refeição não devemos ultrapassar as 30gr de proteína.

Para que seja possível atingirmos estes valores de proteína temos de ingerir todos os dias uma série de ingredientes combinados. Falo por experiência própria que não é nada fácil…

1 chávena de Tempero de Soja = 41 gr de Proteina

1 chávena de Lentilhas = 18 gr de Proteina

1 chávena de Leite de Soja = 11 gr de Proteina

1/3 chávena de Seitan = 19 gr de Proteina

1/2 Chávena de Tofu = 20 gr de Proteina

1 Chavena de Ervilhas = 9 gr de Proteina

1 Chávena de Arroz integral = 5 gr de Proteina

1 Chávena de Arroz Branco = 4 gr de Proteina

1 Chávena de Brócolos cozidos = 4 gr de Proteina

1/4 de Chávena de Sementes de Girassol = 4 gr de Proteina

1 Chávena de Quinoa = 9 gr de Proteina

1 Chávena de Espinafres cozidos = 5 gr de Proteina

1 Chavena de Abacate = 4 gr de Proteina

2 fatias de Pão integral = 7 gr deProteina

1 Chávena de Feijão preto = 15 gr de Proteina

1/4 de Chávena de Caju = 5 gr de Proteina

2 Colheres de sopa de Linhaça = 4 gr de Proteina

2 Colheres de sopa de Manteiga de Amendoim = 8 gr de Proteina

 

A minha escolha recaiu na Myprotein porque são produtos certificados e usados por muitos desportistas de elite a nível mundial. Recentemente tornaram-se os responsáveis pela suplementação dos atletas do Futebol Clube do Porto.

Na MyProtein podem encontrar muitos sabores de Whey Protein! Neste momento tenho o de Café/Caramelo que tomo ao pequeno almoço, baunilha que costumo tomar depois do treino e Morango que uso em lanches!

Aconselho, se forem comprar pela primeira vez, que comprem a embalagem mais pequena até encontrarem o vosso sabor favorito e vão variando para não enjoar.

 

Cozinhar com a Whey Protein

Como já vos disse, tomo sempre um batido de Proteína principalmente quando termino o meu treino muscular, algumas vezes opto por comer snacks de Proteína, que adoro!

E ando a dar mais atenção a receitas fit onde posso adicionar a Whey Protein de forma a tornar essa ingestão diária de proteína muito mais variada.

Deixo vos aqui uma receita:

 

Panquecas Proteicas

– 50 ml de Leite de Arroz ou soja

– 8 colheres de sopa rasas de Aveia MyProtein

– 1 scoop de Impact Whey Protein de baunilha MyProtein

– 1 ovo inteiro

– 1 clara de ovo

– Canela qb

– uma pitada de sal

– 1 colher chá Coconpure MyProtein

11934067_728965803915568_504270458_n

Basta adicionar todos os ingredientes numa liquidificadora e misturar bem. Depois barramos uma frigideira com o Óleo de Côco e fazemos as panquecas.

Normalmente dá me para 3 panquecas, que distribuo pelo pequeno almoço, lanche e deixo a outra para o pequeno almoço seguinte.

11908160_728965750582240_302420225_n

Um conselho meu… quer façam desporto ou não e, principalmente se estiverem a fazer dietas para emagrecer, tenham sempre convosco um batido de proteína para terem um corpo rijo e com formas.

Se tiverem alguma dúvida, enviem-me uma mensagem e tentarei ajudar-vos.