Uma alimentação colorida pode trazer vários benefícios ao nosso organismo. E quando pensamos em colorida vem nos à cabeça uma palete de cores e frutos associados.

A ingestão de uma grande variedade de frutas permite-nos ter acesso a diversos benefícios nutricionais, conforme as cores das polpas ou cascas. Graças a esta variedade conseguimos ter boas doses de proteínas, hidratos, fibras, vitaminas e minerais.

Por isso é que é tão importante termos uma alimentação variada.

 

Os benefícios de uma alimentação colorida:

fruit-melon-watermelon

– Frutas vermelhas:  morango, amora, tomate, melancia, cereja.

Os carotenóides atuam como pró-vitamina A e antioxidante. São benéficas para o coração, memória, previnem o cancro, stress e fortalecem os olhos e a pele. O licopeno presente no tomate ajuda a prevenção do cancro da próstata e mama.

pexels-photo

– Frutas laranjas e amarelas: melão amarelo, mamão, manga, pêssego

Contém carotenóides e bioflavonóides, são ricos em vitamina C e importantes antioxidantes. Benéficos para a saúde do coração, visão e sistema imunológico. Contribuem para melhorar a retenção hídrica, reduzir a pressão arterial e a circulação em geral.

apple-fruit-green-healthy-37645

– Frutas verdes:  kiwi, maçã verde, uva verde

Contêm beta-caroteno, luteína, folato, vitaminas C e E, ferro, potássio e cálcio. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue. Possuem ação cicatrizante e antibacteriana.

pexels-photo-48651

 

– Frutas brancas:  banana, anona, fruta pinha, melão

Contém flavonoides que ajudam a reduzir o colesterol, diminuir a pressão arterial e combater os efeitos das infecções;

Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem coágulos na circulação.

pexels-photo-70862

– Frutas roxas: figo, uva, ameixa

Contêm antocianina – um flavonóide que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas, retardam o envelhecimento e preservam a memória.

 

 

 

Pensem nisto na hora de confeccionar os pratos, vão ver que desta forma estarão não só a alegrar a vista com pratos mais coloridos, como a fornecer ao vosso corpo uma série de nutriente e vitaminas essenciais.

Bom apetite!