O meu filho Kenzo fez 7 anos e o desejo dele era que eu fizesse um Bolo Minecraft.

Não sei se conhecem este jogo da Playstation, mas posso afirmar que é a loucura das loucuras em termos de imagem! Eu não percebo nada daquilo e acho super difícil.. mas o Kenzo é louco por este jogo já há uns anos e se eu deixar ele passa horas a jogá-lo.

Minecraft é basicamente um jogo feito de blocos 3D. Todos os objectos e paisagens são compostas por blocos, permitindo que estes sejam removidos e recolocados noutros lugares para criar o mundo Minecraft. Ele constrói paisagens, casas ou edifícios dignos de verdadeiros arquitectos! Há também o objectivo de sobrevivência… mas eu ainda não percebi muito bem como funciona, para ser sincera!

Bom, mas por causa desta mega paixão eu tive de me esmerar para criar o Bolo Minecraft dos seus sonhos!

Mas não dos meus, pois acho que não foi dos mais bonitos que fiz, e demorou hoooooraaassss a cortar e colar aqueles quadradinhos todos… a intenção e os bonecos do jogo estão lá e o importante mesmo é que ele gostou muito do bolo!

 

O Kenzo quis um Bolo Minecraft, foi o mais difícil de todos!

O Bolo Minecraft

O Kenzo quis um Bolo Minecraft, foi o mais difícil de todos!

Normalmente a base dos meus bolos de aniversário é chocolate, pois eles gostam muito. E é tudo menos light!

O recheio varia… às vezes recheio com doce de leite, outras com doce de frutos silvestres ou mesmo manteiga de amendoim, …desta vez foi doce de leite.

A receita para o Bolo de Chocolate:

300 gr de açúcar

5 ovos

1 tablete de chocolate com mais de 70% de cacau

1 embalagem de natas

1/2 embalagem de manteiga

200 gr de farinha com fermento

1 pitada de sal

 

Primeiro separo as claras das gemas em recipientes diferentes.

Depois junto o açúcar às gemas e misturo bem até formar uma mistura homogénea. O meu truque é colocar um pouquinho de água pois ajuda a misturar melhor.

Depois derreto a tablete de chocolate em lume brando juntamente com as natas e assim que estiver derretida junto à minha gemada (a mistura dos ovos com o açúcar)

Derreto depois também a manteiga e junto ao preparado anterior.

Misturo bem e adiciono suavemente a farinha para não fazer muito pó!

Uma pitada de sal e já está!

Depois é só colocar na forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e vai ao forno a 180º por mais ou menos 30 min.

 

O Kenzo quis um Bolo Minecraft, foi o mais difícil de todos!

 

Trabalhar a Pasta de Açúcar 

Para cobrir o Bolo Minecraft com a pasta de açúcar tive de deixar o bolo arrefecer para que a pasta não derreta.

Depois barrei-o todo com o doce de leite para que a pasta de açúcar fique colada ao bolo e não caia.

A Pasta de açúcar já se vende em quase todos os hipermercados, podem é não encontrar as cores todas que necessitam para criar bolos mais coloridos para as crianças. Se não encontrarem as cores que querem podem sempre adicionar corantes à pasta branca, e criar a cor pretendida.

Atenção, porque se adicionarem corante (liquido) a mais a pasta pode ficar melada e ser difícil de trabalhar.

Uma coisa boa para terem, se gostam de fazer este tipo de trabalhos, é comprar CMC, é parecido com açúcar em pó mas serve de cola e misturado com a pasta de açúcar faz com que os bonecos fiquem fiquem duros. Sem este pó é difícil conseguirem moldar e criar os vossos bonecos.

Para fazer os quadradinhos comprei um molde com vários quadrados e que me ajudou bastante a poupar tempo de trabalho. Este utensílio corta todos os quadrados do mesmo tamanho.

Mas como o bolo que fiz era baixo, cortei cada um desses quadrados em quatro para conseguir dar aquele aspecto mais real. Isto fez me perder algum tempo… mais valia ter feito um bolo mais alto! Aprendo com os erros… para a próxima já sei!

O importante é que no fim tudo correu bem e o Kenzo gostou muito do Bolo!

Sonho concretizado!