BCAA’s, este é um nome a decorar para quem faz exercício fisico e quer sentir evoluções a nível muscular.

A minha nutricionista, Filipa Vicente, aconselhou-me a tomar BCAA’s sempre que eu faça uma actividade física onde exista um maior desgaste muscular, como por exemplo na corrida, bicicleta, crossfit ou em treinos de hipertofia (aumento muscular), para rentabilizar o meu esforço e ajudar os meus músculos a crescerem.

Alguns devem estar a pensar… queres que os músculos cresçam? Claro que sim! Quero que estejam fortes para ficar com um corpo modelado e tonificado! E para que isso aconteça eu tomo BCAA’s.

 

O que são BCAA’s?

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BCAA’s são aminoácidos essenciais ao nosso organismo mas que não são produzidos por nós mas são de fundamental importância não só para a construção muscular, como para o bom funcionamento e manutenção das funções vitais do nosso corpo.
Só são obtidos através da alimentação ou pela suplementação.

 

Porque devemos tomar Bccas?

O principal papel dos BCAA’s é na recuperação de lesões musculares, lesões essas formadas durante um treino intenso de musculação, ou em desportos com muito desgaste fisico. Durante esse tipo de exercícios, o corpo entra em estado catabólico, ou seja, os músculos ficam cansados e desgastados, e se o organismo não tiver os nutrientes necessários (BCAA’s) para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para nos dar a energia que o corpo está a necessitar. O resultado disso é a perda de massa muscular. Os BCAA’s atrasam a fadiga central.

Os BCAA’s também estimulam a produção de insulina, que é uma hormona altamente anabólica, e que propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e de outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos, permitindo uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos.

Os BCAA’s são também apropriados para para quem quer aumentar a massa magra, com a redução dos níveis de gordura corporal.

 

Quando devemos tomar BCAA’s?

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O período ideal para se consumir os BCAA’s é antes e durante dos treinos.

Eu prefiro os BCAA’s em pó, porque ao misturar com água tenho uma bebida bem saborosa e refrescante para beber durante os treinos.

Na Myprotein existem vários sabores: Pêssego Manga, Framboesa Amarga, Limonada de Cereja, e o de Maçã que é o sabor  que eu escolhi. Misturo 1 scoop (medida que vem dentro da embalagem) em 500ml de água e levo para o treino, desta forma estou a dar ao corpo o que ele necessita durante o esforço físico. O sabor é fantástico, o que me faz beber mais facilmente líquidos durante o treino.

Nos dias que treino antes do almoço, opto por não beber o batido de proteina, pois vou almoçar, e bebo novamente a água com os BCAA’s… e umas pedrinhas de gelo!!! Sabe mesmo bem.

 

Para quem é aconselhável tomar os BCAA’s?

Para todos aqueles que participam em

– desportos de endurance: triatlo, ciclismo e corrida….
– treinos de força em fases de restrição calórica, para quem quer aumentar a massa magra, com a redução dos níveis de gordura corporal: treino de ginásio, aulas de grupo….
– modalidades colectivas combinando igualmente treino de força como por exemplo o crossfit .

 

Efeitos colaterais?

Até o momento não existe relatos de efeitos colaterais com o uso de BCAA’s.

Não faz retenção de líquidos nem qualquer outro mal ao nosso organismo.

O importante é que não exagerem e tomem sempre a dose recomendada por um profissional ou pelo fabricante do produto.

 

Local – Ginásio Tonik

Look – Myprotein