Nós mulheres preocupamo-nos muito com as rugas precoces, já que muitas de nós a partir dos 30 anos já aparentamos uma pele menos tonificada e com pequenas marcas de expressão.

Seja no canto dos olhos, na testa ou ao redor da boca, as rugas vão aparecer… e os mais comuns dependem do tipo de expressão mais frequente em cada pessoa.

Infelizmente é inevitável!

Nós temos de saber lidar com isso e adotar alguns cuidados diários, como hidratação, proteção solar e hábitos saudáveis.

Estas atitudes podem abrandar o envelhecimento entre 5 a 10 anos.

Saibam quais os erros que cometemos e que podem acelerar o aparecimento das Rugas

Stress 

No stress produzimos radicais livres que são responsáveis pela oxidação e envelhecimento precoce das células.

O nosso corpo precisa de descanso para se restabelecer depois das atividades do dia a dia.

A prática de atividade física, pausas de descanso durante o dia e a meditação podem ajudar no controle desse stress.

Privação de sono

A falta de sono é um dos fatores que podem ajudar no aparecimento de rugas. Isto porque o momento do sono é restaurador para a pele e para outros órgãos do corpo manterem o bom funcionamento.

Quando não dormimos direito não permitimos que as células sejam renovadas e os radicais livres eliminados. Isso tudo prejudica o aspecto da pele e predispõe o aparecimento de rugas.

Má alimentação

A pele é o maior órgão do corpo e, como tal, vai ser influenciada diretamente pela oferta alimentos a que é exposta.

Qualquer alimento que cause inflamação e liberação de radicais livres são prejudiciais para o nosso corpo em geral e para a pele.

Os mais comuns são os carboidratos de menor valor glicémico como açúcares, massas de farinha branca e alimentos com gordura saturada, como os fritos.

Prefiram sempre produtos integrais que, além de causarem menos inflamação, têm mais fibras e gorduras boas presentes.

A vitamina C, presente em sumos cítricos como a laranja e o limão, é um potente antioxidante e ajuda na produção de colageno e elastina, os responsáveis por dar mais firmeza e manter a pele bonita e saudável.

Frutas vermelhas, como maçã, uva e ameixas contêm substâncias antioxidantes que retardam o processo de envelhecimento.

Exposição ao sol 

A proteção solar eficiente e a hidratação são os fatores mais importantes para a proteção da pele quando exposta aos raios solares.

Devem dar preferência à exposição solar antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas, quando os raios ultravioletas são menos danosos.

Usar o protetor com a fotoproteção correta, quantidade e intervalos corretos também é muito importante. A proteção deve ocorrer no dia a dia, principalmente para as áreas mais expostas como rosto, mãos e colo.

Tabagismo

Todas já sabemos que o cigarro prejudica a circulação de sangue na pele e, com isso, compromete tanto a chegada de nutrientes como a liberação de toxinas.

Além disso, acentua as rugas ao redor da boca, conhecidas como “código de barras”.

Não ingerir líquidos 

A hidratação é fundamental para a boa circulação sanguínea.

O corpo tem um sistema que, quando percebe que tem pouca água, diminui a circulação para a periferia (pele) para manter a normal circulação nos órgãos mais vitais e isso acaba dificultando a chegada de nutrientes e a liberação de toxinas.

O resultado é uma pele sem brilho, seca e com maior tendência à formação de rugas.

Bebidas alcoólicas 

Além de causar desidratação, o excesso de álcool aumenta o estado de  “inflamação” do corpo pela liberação de radicais livres. E isso prejudica não só a pele como todos os outros órgãos.

Apesar disso, sabe-se que o consumo de 30 gramas de álcool ao dia pode ter um efeito benéfico para os vasos e consequentemente para a pele.

Essa associação é mais verdadeira quando falamos do vinho tinto, que contém uma substância chamada “resveratrol”, um antioxidante que retarda o processo de envelhecimento.

É simples manter a pele sempre jovem!

A partir de agora adoptem hábitos saudáveis, protejam-se dos raios solares e bebam bastante líquido.

Só assim conseguiremos retardar as rugas, a vossa pele agradece!