A perda devastadora de vida selvagem está a preocupar o Jardim Zoológico de Lisboa que já preparou uma campanha de angariação de fundos para ajudar tanto a fauna como a flora Australiana.
É urgente estarmos atentos a este pedido de ajuda do Jardim Zoológico!
Através do seu Fundo de Conservação, o Jardim Zoológico, que desde 1991 participa no programa de conservação in situ de Koalas, em colaboração com a Sociedade Zoológica de San Diego (EUA) vai contribuir para o resgate e recuperação da flora e fauna australiana.
E toda a ajuda é importante!
Para que todos possam ajudar o Zoo de Lisboa irá também disponibilizar, de janeiro a março, mealheiros no interior do parque, para que os visitantes possam contribuir e assim ajudar a suprir as necessidades atuais que animais e recursos humanos enfrentam.
Destas necessidades são exemplo:
- Recolha de alimento para os koalas recolhidos das zonas de incêndio e alojados no Zoo de Taronga;
- Monitorização dos mesmos animais aquando da reintrodução, para garantir que conseguem subsistir num habitat cujas dinâmicas sofreram tantas alterações.
- Ampliação da busca e resgate de animais no local do incêndio através do envio de cães batedores treinados para localizar koalas.
- Apoio monetário para a realização de sessões de treino para os guardas florestais.
- Financiamento de bebedores que serão alimentados pelas comunidades que vivem perto de koalas para que haja fornecimento de água a todos os animais durante a seca e o calor extremo.
- Localização e mapeamento de koalas para a identificação de indivíduos ou grupos sobreviventes após o incêndio. A colocação de colares de localização revelou-se indispensável para a localização e resgate dos animais no Parque Nacional de Blue Mountains.
- Trabalho com o Serviço de Bombeiros Rurais, Parques Nacionais e Serviço de Vida Selvagem e agências governamentais para o planeamento da proteção da vida selvagem, incluindo queimadas prescritas.
- Trabalho com as comunidades nas zonas onde os koalas habitam para reduzir ameaças como atropelamentos e ataques de cães.
- Realização de campanhas de sensibilização para a necessidade de travar as alterações climáticas através da utilização do Koala como espécie bandeira para a conservação de toda a fauna e flora australiana.
Outras formas de ajudar
Outra forma é apoiar diretamente através da página de recolha de fundos criada para o efeito e apoiada pela Sociedade Zoológica de San Diego.
E claro… a partilha desta informação!
Quanto mais pessoas tiverem conhecimento desde apelo, mais pessoas poderão ajudar!
Juntem-se a esta causa e participem no resgate e recuperação da fauna e flora australiana, numa campanha onde o koala é a espécie bandeira, representando a conservação de toda a vida selvagem australiana que habita no seu território.
Se quiserem mais pormenores, podem aceder ao site do Jardim Zoológico – https://www.zoo.pt/pt/visitar/novidades/um-grito-pela-australia/