A perda devastadora de vida selvagem está a preocupar o Jardim Zoológico de Lisboa que já preparou uma campanha de angariação de fundos para ajudar tanto a fauna como a flora Australiana.

É urgente estarmos atentos a este pedido de ajuda do Jardim Zoológico!

Outra forma é apoiar diretamente através da página de recolha de fundos criada para o efeito e apoiada pela Sociedade Zoológica de San Diego.

Através do seu Fundo de Conservação, o Jardim Zoológico, que desde 1991 participa no programa de conservação in situ de Koalas, em colaboração com a Sociedade Zoológica de San Diego (EUA) vai contribuir para o resgate e recuperação da flora e fauna australiana.

E toda a ajuda é importante! 

Para que todos possam ajudar o Zoo de Lisboa irá também disponibilizar, de janeiro a março, mealheiros no interior do parque, para que os visitantes possam contribuir e assim ajudar a suprir as necessidades atuais que animais e recursos humanos enfrentam.

Destas necessidades são exemplo:

  • Recolha de alimento para os koalas recolhidos das zonas de incêndio e alojados no Zoo de Taronga;
  • Monitorização dos mesmos animais aquando da reintrodução, para garantir que conseguem subsistir num habitat cujas dinâmicas sofreram tantas alterações.
  • Ampliação da busca e resgate de animais no local do incêndio através do envio de cães batedores treinados para localizar koalas.
  • Apoio monetário para a realização de sessões de treino para os guardas florestais.
  • Financiamento de bebedores que serão alimentados pelas comunidades que vivem perto de koalas para que haja fornecimento de água a todos os animais durante a seca e o calor extremo.
  • Localização e mapeamento de koalas para a identificação de indivíduos ou grupos sobreviventes após o incêndio. A colocação de colares de localização revelou-se indispensável para a localização e resgate dos animais no Parque Nacional de Blue Mountains.
  • Trabalho com o Serviço de Bombeiros Rurais, Parques Nacionais e Serviço de Vida Selvagem e agências governamentais para o planeamento da proteção da vida selvagem, incluindo queimadas prescritas.    
  • Trabalho com as comunidades nas zonas onde os koalas habitam para reduzir ameaças como atropelamentos e ataques de cães.
  • Realização de campanhas de sensibilização para a necessidade de travar as alterações climáticas através da utilização do Koala como espécie bandeira para a conservação de toda a fauna e flora australiana.

 

Outras formas de ajudar

Outra forma é apoiar diretamente através da página de recolha de fundos criada para o efeito e apoiada pela Sociedade Zoológica de San Diego.

Outra forma é apoiar diretamente através da página de recolha de fundos criada para o efeito e apoiada pela Sociedade Zoológica de San Diego.

E claro… a partilha desta informação!

Quanto mais pessoas tiverem conhecimento desde apelo, mais pessoas poderão ajudar!

Juntem-se a esta causa e participem no resgate e recuperação da fauna e flora australiana, numa campanha onde o koala é a espécie bandeira, representando a conservação de toda a vida selvagem australiana que habita no seu território.

Se quiserem mais pormenores, podem aceder ao site do Jardim Zoológico – https://www.zoo.pt/pt/visitar/novidades/um-grito-pela-australia/