Recentemente fiz um Implante dentário, de um molar que estava em falta.

Nessa altura recebi várias mensagens de pessoas que gostariam de saber onde foi, de doeu ou não, e que querem fazer o mesmo mas têm medo, por isso resolvi escrever este post.

Fiz o meu implante na Clínica Dr Pedro Coelho, em Oeiras, confio nas mãos e no profissionalismo do Dr Pedro e sabia que iria fazer um trabalho fantástico. E ficou um trabalho perfeito!

Compreendo que haja quem tenha medo ou fobia de ir ao dentista, mas posso garantir que não senti nenhuma dor insuportável… a dor foi somente a picadinha da agulha da anestesia, que praticamente não se sente.

A boca é o nosso cartão de visita e pode prejudicar a nossa vida pessoal e profissional, para não falar dos riscos que podemos correr a nível da saúde, se tivermos dentes estragados.

Esclarecendo um pouco todos os que me fizeram questões…

O que é um implante dentário?

Um implante dentário é um método que permite substituir um dente natural, que não está em condições, podendo ser colocado no osso do maxilar superior ou inferior permitindo suportar forças, comer, mastigar ou “trincar”, tal como acontece com os dentes naturais.

O meu molar tinha sido retirado há muitos anos (na época em que se retiravam os dentes, em vez de os arranjar…), era eu ainda uma adolescente, e tinha optado por colocar uma ponte, pois não queria ficar com um buraco entre dentes. Não achava estético.

Os implantes dentários podem ser utilizados para substituir qualquer um dos dentes (incisivos, caninos, pré-molares ou molares), desde que haja sustentação óssea.

Implante dentário – como é feito?

Primeiro é feito um molde da nossa boca com algo parecido a uma plasticina. Com esse molde o médico conseguirá mandar fazer o dente que encaixará perfeitamente no espaço e estará de acordo com a estética da nossa boca.

O passo seguinte é colocar o “parafuso” dentro do nosso osso, e no local onde depois será “aparafusado” o nosso dente novo.

É dada uma anestesia e seguidamente à anestesia, a área de osso onde se planeou previamente colocar o implante é exposta através de um corte e afastamento da gengiva, à perfuração através de brocas próprias para conseguirem colocar o implante dentário (parafuso).

Depois de implantado, a gengiva é suturada (cosida), ficando-se aguardar a natural osteointegração do implante, procedendo-se de imediato à colocação de dentes artificiais (prótese fixa provisória), e meses mais tarde (prótese fixa definitiva).

Eu esperei cerca de 3 meses para que o osso solidificasse em redor do “parafuso”, para depois poder colocar o dente fixo.

Em relação ao tempo que dura uma cirurgia de implante dentário, este pode ser muito variável, pois a duração está dependente de vários fatores, nomeadamente do local de inserção, da própria técnica cirúrgica, se vai ou não implicar a aplicação de enxerto ósseo para a colocação do implante dentário, entre outras.

De qualquer modo, e em condições normais ou favoráveis, a duração para colocação de um implante dentário poderá ser pouco mais demorada que uma normal cirurgia para extração de um dente, normalmente inferior a uma hora.

A colocação de um implante dentário dói?

A colocação de um implante dentário, habitualmente, não provoca dor, pois somos previamente anestesiados.

Pós operatório de implante dentário

A recuperação após a cirurgia é quase imediata e não há praticamente riscos associados.

Não é necessário portanto um repouso no pós operatório, podendo o doente levar uma vida perfeitamente normal desde que sejam mantidas algumas recomendações que o médico indicará como por exemplo não fazer grandes esforços físicos durante as horas seguintes.

Não existe, normalmente, dor após a colocação do implante dentário, (dores no pós operatório).

Quanto custa um implante dentário?

preço ou valor de um implante dentário pode variar de clínica para clínica.

O valor de implante dentário ou o preço por dente depende do local onde é realizada a cirurgia e da técnica utilizada.

O preço individual (1 dente) ou o valor de vários dentes, ou até de uma dentadura completa ou total pode também diferir (no caso de um maior número de dentes, os preços tendem a baixar, ou seja, o preço médio por dente tende a ser mais barato).

Para saberem preços exactos dos implantes dentários pode contactar:

Clínica Dr Pedro Coelho

Rua Doutor José da Cunha 27A
2780-187 Oeiras

Números de telefone:

+351 214 407 267
+351 966 012 055

E-mail:
mail@drpedrocoelho.pt