É muito importante termos o nosso sistema imunitário sempre reforçado, mas é ainda mais importante reforçá-lo para o Inverno. Vem aí o frio, as grande diferenças de temperaturas e por consequência as malvadas gripes e constipações.

Eu costumo ter cuidado o ano todo mas nesta altura preocupo-me em reforçar os meus níveis de vitaminas.

De forma a fazê-lo mais corretamente, consultei a minha nutricionista, Filipa Vicente, que me tem ajudado com muitas dicas de alimentação, para saber o que devo fazer. Ela alertou-me para alguns cuidados extras importantes nesta altura do ano, tanto a nível de suplementos como de alimentação.

Como não conseguimos fazer uma alimentação perfeita, devemos recorrer a suplementos vitaminicos para garantir que temos as defesas do nosso corpo em alta.

Eu felizmente já tomava alguns suplementos alimentares para reforçar o meu sistema imunitário e só tive que acrescentar mais um…

DSC_0014

A Vitamina C. Esta vitamina já é do conhecimento público como a vitamina essencial para nos protegermos contra as constipações. É essencial para a proteção do sistema imunitário e um grande antioxidante. A dose diária que eu tomo é de 1g/dia

Os outros suplmentos que já tomava:

Daily Vitamins. Contém 7 vitaminas essenciais, incluindo vitaminas do complexo B, vitamina C, E, A e D3,  a maneira perfeita para melhorar a minha saúde geral e bem-estar.

Vitamina D3. É um poderoso estimulante imunológico e existe quem diga que pode ser uma ferramenta muito mais poderosa no combate às doenças e vírus do que a vitamina C. Demora mais tempo a fazer efeito, por isso eu já tomo há mais tempo.

A marca que eu consumo é Myprotein, são muito bons e super acessíveis, compro-os online em pt.myprotein.com!

Mas tomar só os suplementos não é suficiente, temos que fazer mais pelo equilibrio do nosso sistema imunitário…

Por isso precisamos também de ter algumas rotinas diárias muito importantes. Aqui vão alguns dos meus cuidados:

  • Optem por uma alimentação colorida! São sempre ricos em antioxidantes e protejem-nos do stress e da poluição! Tentem comer pelo menos 2 peças de fruta por dia e pelo menos 2 tigelas de legumes.
  • Tentem comer sempre refeições diferentes para conseguir dar ao organismo um pouco de tudo e ir alternando entre o peixe e a carne. Salmão, sardinha e cavala, peitos de frango e perú são os mais indicados.
  • Para adoçar esqueçam o açúcar refinado, que só faz mal e optem pelo tão natural Mel. O mel é anti-inflamatório, antioxidante e estimulante do sistema imunitário. Uma colher de sopa diária só faz bem!
  • Uma flora intestinal a funcionar bem protege todo o organismo de possíveis doenças, pois essa é a forma de muitas bactérias entrarem no nosso organismo. O Iogurte reforça e repõe a flora bacteriana intestinal. Um iogurte por dia nem fazem ideia do bem que nos fazia.
  • Comer muito peixinho! Os ácidos gordos polinsaturados da família dos ómega 3 têm uma série de acções protectoras no organismo, entre outras são anti-inflamatórios.
  • Comam muito alho e cebola! Têm no nosso organismo uma acção antibacteriana e antiviral.
  • Usem açafrão nos cozinhados, é um forte estimulante da imunidade

E claro… Beber muita água, fazer exercício físico regularmente e dormir bem, vai reforçar ainda mais o vosso sistema imunitário e melhorar a nossa qualidade de vida!