Perder peso pode ser uma verdadeira tortura!!
Fazemos de tudo para emagrecer, mas por vezes parece que acontece o oposto.

Passamos horas no ginásio, a fazer dieta e não conseguimos ver nenhuma evolução…

Apetece desistir, mas… não desistam!

Pode ser que não estejam a fazer as coisas correctamente!

Estes são alguns dos erros mais comuns que cometemos quando começamos a tentar perder peso:

Erros que cometemos quando queremos muito perder peso

Recorrer à rápida dieta da Moda

Quando começamos uma dieta para perder peso queremos que ela tenha resultados logo na semana a seguir!

Fazemos uma das dietas da moda, que mete água com limão, saladas variadas, detox e jejum intermitente… mas ESTÁ ERRADO!!!

Porque se não o emagrecermos, vamos facilmente desistir!

Devemos focar-nos no longo prazo. Pensar em fazer escolhas mais saudáveis, pequenas mudanças no dia a dia que irão realmente fazer a diferença, e adotá-las para sempre.

Com isto falo em:

  • seguir uma alimentação equilibrada, sem açucares nem comida processada
  • fazer exercício físico regularmente 
  • dormir bem

Um estilo de vida saudável leva-nos, a seu tempo, não só um corpo mais magro, mas também a um mente mais ativa e feliz!

 

Comer como um periquito

Nunca devemos cortar o consumo calórico, ou seja, comer menos do que aquilo que deveríamos comer para aguentarmos o nosso dia-a-dia.

Quando entramos num défice calórico extremo, ou seja, quando damos ao nosso corpo menos de 70% das calorias que ele realmente precisa para manter o peso, é provável que apareçam alguns problemas!

Podemos perder peso ao início, mas, como o nosso corpo se adapta à energia que recebe, acabaremos com menos energia e mais cansados.

Se fizermos uma dieta radical (com menos de 1000 calorias por dia) por algum tempo, iremos perder também massa muscular, pois esta será utilizada pelo corpo como fonte de energia.

Funciona como um “turn on” do nosso corpo para modo de sobrevivência e este vai abrandar… para gastar menos calorias…

Se querem que isso não aconteça, devem ir reduzindo as calorias gradualmente e nunca descendo muito abaixo do “nível de manutenção” (o número de calorias ideal). 

Existe uma excelente APP – MYFITNESSPAL que vos pode ajudar a controlar essas calorias.

Desta forma não se sentirão com fome a toda a hora, e é mais provável que consigam manter a dieta e evitem comer compulsivamente.

Não esquecer de dar prioridade à ingestão de Proteína para os músculos não ficarem flácidos.

 

A gordura não é o bicho papão

Quero emagrecer jáaaaa!!! Então temos de deixar de comer gordura!!!

Não!!!… está errado!

Não é por quererem perder gordura, que devem deixar de comer gorduras.

Existem gorduras insaturadas, como os Ómega-3, que ajudam a manter níveis de colesterol saudáveis e a degradar a gordura corporal ao mesmo tempo que inibem a formação de novo tecido adiposo.

Quanto às outras gorduras que estavam a pensar… Quando comem um alimento que contém alguma gordura, é provável que se sintam saciados por mais tempo, o que significa que é menos provável que vos apeteça comer algo mais tarde.

Mas se querem saber quem é o verdadeiro Bicho Papão… digo-vos, é o açúcar refinado!

Muitos alimentos com “diet” no rótulo ou “baixos em gordura” podem, na verdade, conter mais calorias do que as suas versões com gordura, visto que esta foi substituída por açúcar ou outros aditivos — com pouco ou nenhum valor nutritivo — para intensificar o sabor.

Por isso a vossa atenção deve recair nos açúcares escondidos.

Os alimentos “low-fat”, as bebidas desportivas, os temperos e os molhos escondem muitas vezes calorias vazias extra.

Saladas super saudáveis com molhos industrializados fazem o efeito oposto!

Optem por azeite, especiarias ou molho picante.

Erros que cometemos quando queremos muito perder peso

Queimar calorias com muito cardio

Todos sabemos que temos de nos exercitar para queimar calorias… mas em excesso também faz mal!

Longos períodos de cardio contínuo, como por exemplo a passadeira, podem prejudicar os ganhos de massa muscular e deixar-vos esgotados, além de se tornar aborrecido ao fim de algum tempo.

O HIIT é uma forma mais eficaz de reduzir gordura corporal, levando o corpo a queimar mais calorias em menos tempo e continua a queimar depois de terminado o treino.

Façam HIIT de exercícios compostos, como as flexões e os agachamentos, há menos risco de perderem massa muscular.

Não fazer musculação

Fazer musculação, ao contrário do que muitas pessoas pensa, é a melhor forma de perder peso!

Quando treinamos musculação aumentamos a queima de gordura pois o nosso organismo continua a queimar mesmo após o exercício físico, e inclusive em repouso.

Além disso, o treino com pesos acaba por alterar a composição corporal e a aparência física.

Quando fazemos apenas cardio contínuo e constante, vamos perder peso, mas não vamos parecer muito diferentes — apenas “mais pequenos ou melhor, mais magros”.

Ao desenvolvermos massa muscular, iremos não só acelerar a evolução, como também melhorar o nosso aspecto, tornando-o mais tonificado e torneado.

Se querem queimar mais gordura e perder peso, sigam um plano de treino que combine HIIT com musculação e foquem-se em exercícios compostos em vez de isolados.  Assim vão continuar a perder peso enquanto descansam dos treinos.