Entendidos dizem que, com a chegada da Primavera chega também a ansiedade e a depressão.

Parece estranho, visto que todos queremos sol! Mas as estatísticas assim o dizem…

Há que saber lidar com este estado de espírito e usar de estratagemas que combatam pensamentos mais pessimistas.

Novos hábitos podem diminuir os sintomas do dia a dia, mesmo que não erradiquem completamente o problema.

 

Como combater a ansiedade primaveril

 

As terapias holísticas e meditação são bons exemplos de formas de relaxamento.

“Holística” significa tratar a pessoa num todo… fisicamente, mentalmente e espiritualmente.

 

Fisicamente:

Combinar prebióticos e probióticos

Dizem que o intestino é o nosso “segundo cérebro”… A saúde intestinal desempenha um papel importante na saúde mental, e nesse sentido, cuidar da saúde do intestino pode ter resultados surpreendentes. A dica é combinar alguns alimentos probióticos – que ajudam a fortalecer a flora bacteriana – com alimentos prebióticos – que estimulam o sistema imunológico e combatem inflamações.

 

Descobrir os melhores alimentos

Comer muito açúcar refinado ou farinha refinada pode aumentar a ansiedade. É muito importante encontrarmos um equilíbrio nas refeições.

Quanto mais saudável for a refeição melhor funcionará o vosso corpo.

 

 

Mentalmente:

Praticar Yoga Nidra

O yoga nidra é uma forma diferente de Yoga que não envolve exercício ou movimento. É uma terapia de relaxamento profundo que utiliza uma técnica de meditação guiada específica, escutada em uma posição confortável por 20 a 35 minutos por dia. Este tipo de prática em pessoas com ansiedade leve a moderada e sintomas depressivos tem tido um resultado fantástico e melhoras significativas.

Auto-hipnose

A hipnose pode ser usada em nós mesmos para nos ajudar a controlar os sintomas de ansiedade. É uma forma simples de ajudar o cérebro a mudar de “sintonia”. As ondas cerebrais rápidas, associadas ao trabalho, ao stress e à ansiedade, são transformadas em ondas cerebrais lentas, sonhadoras e relaxantes. Existem vários aplicativos que podem ser usados para ajudar a começar a auto-hipnose.

 

Colorir uma mandala

Esta é uma das técnicas que uso. Adoro pintar e estudos mostram que pintar por um período de 10 minutos por dia pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade. Mas não é simplesmente colorir qualquer coisa. A pesquisa comparou os diferentes padrões e as mandalas foram os mais eficazes na cura.

 

Espiritualmente

Pisar na terra

Ficar com os pés descalços em superfícies naturais da terra pode fazer maravilhas pela ansiedade. Esta ligação com a terra ajuda a reduzir o stress, a ansiedade, a depressão e a irritabilidade. Isso acontece porque nossos corpos e mentes são afetados pelo ritmo do dia e da noite, das estações, da lua. Por isso há uma sensação diferente quando se está em uma praia com os pés nas ondas ou de pé em uma montanha.

 

Os Florais de Bach – O Poder de Cura das Flores

As essências de flores são infusões de ervas feitas a partir da parte florida da planta, que abordam de forma única os aspectos emocionais e mentais do bem-estar. São seguras e sem efeitos colaterais, mas devem ser prescritas especificamente para uma pessoa e seus desafios específicos, seja medo, preocupação ou outros comportamentos obsessivos.

 

 

Ajudar o próximo

Ajudar os outros pode realmente melhorar seu próprio bem-estar psicológico. Fazer algo significativo ajuda a permanecer activo. E trabalhar com pessoas, com o voluntariado, pode ser uma boa solução.

 

Estas técnicas podem não curar a ansiedade mas ajudam e oferecem alívio se transformadas em hábitos diários.

Pensem sempre no vosso bem estar, em procurar actividades que vos deixam felizes, em rodearem-se de pessoas positivas e tudo correrá bem!

Sejam felizes!