O tema desta minha conversa com o Dr. João Carlos Ramos, ou como eu lhe chamo Dr. João House, é a Gripe.

O que é, como se distingue de uma constipação, como prevenir e como tratar.

Um tema importante quando nos aproximamos do tempo frio.

 

Deixo em baixo uma transcrição da entrevista:

O que é a Gripe?

As pessoas normalmente misturam muito o que é gripe e o que é uma constipação. Os sintomas coincidem, tosse, febre ou não, pingo no nariz, nariz entupido… Para nós, enquanto médicos, é muito importante distiguir, a Gripe é uma doença que pode ser mais grave, que pode demorar mais tempo e pode conduzir à morte. Já nem é preciso falar da famosa Gripe A.

Os virus que transmitem a Gripe, os parainfluenza virus, que são vários, podem complicar-se com uma infecção respiratória. A Constipação não, a constipação é quando uma pessoa anda com mais dores no corpo, uma tosse que dura habitualmente 3 ou 4 dias e não é nada de mais.

E como podemos distiguir à partida se temos uma Gripe ou uma Constipação?

É dificil uma pessoa, que não é médica, conseguir perceber.

Por isso é que é importante fazermos a vacina da Gripe. Há muita gente que não faz a vacina da Gripe porque pensa que não vale a pena porque volta a ter a doença. Mas ela não tem a doença. Com a vacinação estamos a prevenir a Gripe, não impede que a pessoa tenha a vulgar constipação e pensa que está a ter a gripe.

Às vezes a imunidade baixa e as pessoas ficam com os tais sintomas, mas que não são graves.

Então vale a pena vacinar?

Claro que vale! Claro que há grupos de risco, as crianças são uma delas e depois profissionais de saúde, como eu…

Eu devo vacinar os meus filhos?

Sim!

Eles têm 3 e 5 anos, podem ser vacinados?

Sim, ou então pessoas que tenham doenças crónicas, como por exemplo asmático, devem fazer a vacina…, fumadores, ou pessoas que tenham algum tipo de imunodeficiencia, ou façam uma determinada medicação que baixe a imunidade.

Portanto os grandes grupos são pessoas que tenham problemas pulmonares, doenças crónicas… obesidade, por exemplo, também é um factor para se fazer a vacina.

E onde posso fazer essa vacina? Tenho de pedir uma receita ao meu médico de familia, ou posso chegar ao centro de saúde e dizer que a quero ser vacinada?

Habitualmente a pessoa deve recorrer ao seu médico assistente, no centro de saúde e pedir a receita. Agora é a altura certa, a vacina já está disponivel. Todos os anos é feita uma nova vacina com a estirpe do virus que está mais actual. Por isso é que a vacina é sempre feita anualmente.

Qualquer médico que trabalhe a nivel hospitalar ou no particular pode prescrever essa vacina. Claro que nos hospitais, os grandes grupos de doentes que, pela sua doença pulmonar, já são seguidos, recebem essa vacina, a nivel hospitalar. Mas um cidadão comum tem de recorrer ao seu médico assistente, ou pediatra, no caso das crianças.

Eu vou ter de fazer isso, pois eu ainda não me vacinei!

É a fruta da época!

E os suplementos alimentares, e a vitamina C previnem o aparecimento da Gripe?

Sim. Todas as doenças virais se previnem com medidas muito simples como aumentar do sistema imunitário. E como é que nós aumentamos? Comendo bem, dormindo bem, fazendo exercicio fisico e tomando suplementação.

A suplementação, hoje em dia tornou-se muitas vezes mais essencial porque os alimentos que comemos hoje não têm as propriedades benéficas que tinham no tempo dos nossos avós. A laranja que nós comemos hoje… é claro que hoje já temos boa fruta, fruta biológica… mas o que é um facto é que a comida não tem as propriedades boas, nem a vitamina C que deveria ter no tempo dos nossos avós, daí esta importancia da suplementação, com vitamina C ou outros imuno-modeladores que reforcem o sistema imunitário.

É ou não um mito que quem está mais exposto ao frio, ou habituado a ele, como é o caso dos surfistas e pessoas que fazem desporto ao ar livre, apanham menos vezes a Gripe ou ficam menos vezes constipados?

É verdade!

Quanto mais nós tentamos proteger-nos de certas coisas mais elas acontecem. Isso acontece com as alergias, em África e nos países onde não há tanta higienização, não há tanta preocupação em matar as bactérias, acabas por destruir coisas que são boas para o teu corpo, e acabas por ficar mais frágil. Não há nem metade das alergias e problemas de pele em África, ou na Índia, como há na Europa. E essa é a teoria. As pessoas pensam muitas vezes que é por andar descalço, ou por apanhar uma corrente de ar … as pessoas que viviam nos países mais frios, na Russia, então andavam sempre com Gripe! Na Russia e na Alemanha as mães levam os filhos a passear no meio do frio, claro devidamente protegidos, mas vão! Isso é completamente saudável.

O que muitas vezes acontece é que nós, acabámos um jogo de futebol, estamos completamente transpirados e entramos no carro com ar condicionado… esses choques de temperatura podem fazer baixar a imunidade e então o tal virus aproveitar-se. Mas daí até dizer que foi a causa, …o andar descalço, o apanhar frio, não é propriamente por isso, isso não transmite o virus da Gripe.

Assim já fico mais descansada pois estou sempre a pedir aos meus filhos para se calçarem pois eles adoram andar descalços.

Temos é que fazer o outro trabalho de casa, o da prevenção… comer bem, comer muita fruta, fruta boa!

Suplemento de vitamina C!

Sim, deve-se fazer, não há problema nenhum em fazer, até em pessoas saudáveis, nem que seja uma vez por ano, fazer um suplemento.

O facto de muita gente se auto-medicar está a fazer com que fiquem doentes mais vezes?

Como médico, não me choca que alguém que comece a sentir-se mal com dores no corpo, ou tenha febre um dia ou dois faça o seu paracetamol (ben u ron). Nós somos médicos de nós mesmos também. Por isso é que essa medicação é não sujeita a receita médica. Qualquer pessoa pode se sentir mal e é para não estar mal. Nós não estamos a tratar propriamente a febre estamos a tratar o facto de estarmos para baixo, prostrados e temos de ir trabalhar… isso não me choca e não deve incomodar os médicos. Não incomoda, tanto é que podes fazê-lo.

O que nos incomoda é alguem que depois não consegue distinguir que chega, ou quando é que já tem de ir ao médico, … ou então que faça de forma errada, por exemplo tomar antibiotico. Temos pessoas que nos chegam com uma simples constipação, que foram à farmácia e conseguiram comprar um atibiótico e o estão a fazer, ou que tomaram só um comprimido de antibiótico. Isso é que é má prática a todos níveis porque depois mexe com a imunidade. Muitas vezes há esse erro de tratar as gripes com antibiótico, e estamos a fazer várias coisas erradas e não estamos a tratar porque a doença é viral.

Fazendo um resumo… o que faço quando começar a ter sintomas de gripe que são a febre, tosse mais forte e dificuldade em respirar?

E o factor tempo que é muito importante. Quando tivermos esses sintomas todos combinados, juntando o factor tempo… mais de 5 dias de febre, ou uma semana destes sintomas combinados devemos procurar ajuda.

E não esquecer uma coisa importante, a vacina da Gripe é para a Gripe e não para a constipação. Estamos a prevenir a gripe o que não faz com que possa a vir a ter sintomas parecidos, mas que não são gripe.