Já pensaram quanto tempo por semana “gastam” a relaxar ou a aproveitar para cuidar do corpo e da alma?

Chegamos a casa depois do corropio do dia a dia, trabalho, transito e vamos cuidar dos filhos, ajudar a fazer os trabalhos de casa, fazer o jantar, etc… quando acabamos queremos é ir dormir!

Nos dias mais frios, é normal que só nos apeteça ir para baixo dos edredons e ficarmos deitadinhos, mas isso nem sempre é o suficiente para o nosso corpo relaxar e ficar preparado para uma noite de sono tranquilo e profundo.

O que fazer para realmente relaxar?

Com algumas dicas, podemos montar um spa em casa para relaxar nos dias mais frios e deixar de lado uma doença perigosíssima e silenciosa: o stress.

 

8 dicas para relaxar num spa… em casa

Dias frios são bons para ficar em casa, relaxar e simular um dia num spa

  • Escolham o canto mais acolhedor da vossa casa para montar o vosso spa

Esse canto deve ter um bom espaço livre, nem que para isso tenham de afastar alguns móveis… tudo é valido para relaxar com qualidade!

Devem estender uma toalha no chão para não ficar em contacto directo com o piso frio.

 

  • Desliguem o telemóvel, computador, TV e tablets

 

Este é um requisito importantíssimo! Os aparelhos electricos vão atrapalhar esse momento e bloquear o objetivo que é… relaxar.

Coloquem uma música calma ou uma playlist específica mais “zen” que vos ajude a relaxar.

 

  • Os óleos essenciais são uma ajuda importante

 

Um dos melhores óleos para relaxar é o de lavanda e deve ser borrifado no local. Este aroma é um calmante natural, traz equilíbrio, harmonia e ajuda a ter uma boa noite de sono.

Óleos essenciais de gerânio, bergamota e menta também são bem-vindos, mas para o momento da massagem por serem eficazes contra a ansiedade e o stress.

 

  • Massajar os pés e as mãos durante o ritual ajuda muito

 

A reflexologia é uma medicina alternativa que tem como objetivo a aplicação de pressão nos pés e nas mãos para produzir um efeito benéfico em qualquer outra parte do corpo.

Essas regiões possuem o ‘mapa’ do corpo humano, e portanto, têm pontos que ao serem estimulados melhoram o estado de outras áreas do corpo e sistema imunitário.

  • Cuidem dos vossos pés

 

Faça uma massagem nos vossos pés e depois mergulhem-nos numa bacia com água morna. A sensação é maravilhosa e muito calmante.

Dias frios são bons para ficar em casa, relaxar e simular um dia num spa

  • Substituam as luzes normais por velas

 

Um ambiente à luz de velas garante um clima mais relaxante do que as luzes artificiais.

Quando forem tomar banho, seja na banheira ou no poliban, usem essência de camomila e lavanda com sabonetes líquidos e apliquem no corpo.

No caso de só terem poliban pinguem três ou quatro gotas de óleo essencial no piso antes de ligar o chuveiro com água morna.

 

  • Não se esqueçam que é muito importante hidratar o corpo

 

Principalmente nas regiões mais secas como as extremidades: pés, pernas e mãos.

Terminem sempre a vossa sessão de spa passando um pouquinho de óleo de amêndoa pelo corpo inteiro, dessa forma a vossa pele ficará mais macia e hidratada.

 

  • Coloque uma roupa confortável para meditar

 

Vista a roupa mais confortável que tiverem, voltem para o espaço inicial e meditem um pouquinho.

Em posição de lótus esvaziem a mente por alguns momentos, é muito importante terminar com pensamentos positivos agradecendo estes minutos de relaxamento e a vida, a saúde, a família e os amigos que têm a sorte de ter.