Eu adoro Limão, para mim é uma fruta perfeita!

Para além de ser rico em vitamina C, um poderoso protector para a nossa saúde, o Limão é um fruto com inúmeras e fantásticas utilizações…

Tempera os nosso pratos, transforma-se em deliciosas torta de limão, limonadas e molhos fantásticos…  Mas já experimentaram usar o limão para limpar a casa? E para salvar receitas que não correram bem? 

Pois é, saibam como o limão vos pode ajudar em casa:

 

Como um simples Limão nos pode ajudar em casa

Comida salgada demais

Quem nunca colocou sal a mais na comida? Eu já! O segredo é colocar gota em gota até equilibrar o sabor e o tempero do cozinhado.

Arroz soltinho

Sabiam que se colocarem umas gotas de limão quando estiverem a cozer o arroz, ele não fica todo agarrado? Pois é! Basta adicionarem algumas gotas de limão à água do cozinhado, ou, se preferirem, adicionem uma mistura de gotas de limão com um pouco de água fria quando já tiver evaporado toda a água. Mas não exagerem nas gotas para não modificar o sabor do arroz.

 

Evitar que a fruta oxide e escureça

Assim que cortamos a fruta ela começa a oxidar e vai ficando mais escura.

Para que isso não aconteça, basta colocarem umas gotinhas de limão em cima dela, ou então espremer meio limão num recipiente com água e deixar os pedaços da fruta de molho de 3 a 5 minutos. Depois é só escorrer a água, enxugar as frutas com papel absorvente e guardá-las num saco dentro do frigorífico.

Cortes, picadas e pele irritada

Coloquem umas gotas em cima de uma ferida, corte ou picada de insectos… Pode arder um pouco, mas os seus componentes irão ajudar a estancar o sangue e a desinfectar o ferimento, assim como aliviar a sensação desconfortável e a comichão de uma picada.

 

Limpar bancadas

Se querem ter bancadas bem limpas, juntem bicarbonato de sódio a uma metade de limão e limpem a bancada com essa mistura. Depois passem uma esponja húmida.

Não utilizem esta técnica em mármore ou aço inoxidável para não manchar.

 

Pratos sem gordura

Se a loiça está com muita gordura e difícil de lavar, adicionem uma colher de sobremesa cheia de gotas deste maravilhoso fruto ao detergente. É remédio santo.

 

Torneiras com calcário

O calcário é um problema, mas se esfregarem o sumo na torneira e deixarem atuar durante a noite, na manhã seguinte basta passar um pano húmido e estará perfeita!

 

Roupas Branquinhas

Se querem que as vossas roupas fiquem mais brancas, basta adicionar meia chávena deste sumo ao ciclo de lavagem normal da máquina e ficam branquinhas.

 

Mofo nas roupas

Quando vamos buscar roupas que já estão guardadas à muito tempo elas podem ter manchas de mofo, se isso acontecer basta fazer uma pasta com o sumo e sal, esfregar e depois colocar a secar ao sol. Se a mancha persistir, repitam o processo, até desaparecer totalmente.

 

Micro-ondas sem gordura

Para limpar melhor o micro-ondas basta colocarem lá dentro a aquecer um recipiente com água e rodelas de limão. Em seguida, ao limparem o interior do aparelho, verão que as manchas mais difíceis sairão sem esforço algum.

 

Desentupir canos

Se fizerem uma mistura do sumo e bicarbonato de sódio poderão desentupir o cano de água dos lava-loiças.