Nestes dias frios preocupa-me muito como manter os meus filhos quentes.

Quando saímos de casa para ir para a escola, na zona onde moro, por vezes apanhamos temperaturas de 2 e 3 graus! Brrrrr….

Os carros estão cheios de gelo e fica mesmo difícil querer sair de casa.

Por isso um bom vestuário e algumas práticas especiais são importantes para que não se constipem e consigam manter-se quentinhos durante todo o dia.

 

Como manter os nossos filhos quentes

Como manter os nossos filhos quentes nos dias frios de inverno

 

O vestuário certo

– Vistam os vossos filhos por camadas, para que possam retirar ou acrescentar roupa dependendo do local para onde vão.

– Coloquem sempre uma camisola interior quente. A roupa que está junto à pele da criança deve ser térmica e própria para manter a temperatura. Se assim for, é mais fácil conseguir que os vossos filhos não arrefeçam. Pés quentes e peito quente é meio caminho para uma criança bem aquecida.

– Os sapatos devem ser bons, não podem deixar entrar frio ou água. Se assim for, e com umas meias quentes, os pés nunca vão arrefecer.

– 3 Camadas de roupa e um bom casaco serão suficientes! Uma camisola interior, uma t.shirt de mangas compridas e uma camisola quente ou polar preparam-nos para o frio. As calças de ganga não são quentes, optem por algo mais quente e no final um casaco impermeável e com pêlo por dentro.

– Gorros e luvas ao sair de casa também são muito importantes para manter as extermidades quentes.

– A roupa deve ser confortável, não pode estar muito justa para não cortar a circulação ou os movimentos das crianças que se querem activas.

 

Hidratação e alimentação

– Mantenham a pele das crianças bem hidratada, em particular nas zonas mais expostas como as mãos e a cara, para que não ganhem o tão chato cieiro.

– Devem beber muita água para ajudar a manter a temperatura corporal. Infusões, leite e sopas quentinhas são o melhor método para aquecer e hidratar rápidamente;

– É importante que comam mais nesses dias frios, alimentos naturalmente mais calóricos ajudam a regular a temperatura corporal. Deixem-nos comer frutos oleaginosos como nozes, amêndoas, aumentem os hidratos de carbono como arroz, pão, massa, batata, batata-doce,… e façam mais refeições durante o dia.

– Ofereçam-lhes mais fruta e legumes, para assegurar as doses diárias necessárias de vitaminas e minerais, importantes na defesa do organismo contra infecções que possam surgir durante estes períodos de muito frio. Nesta altura do ano os suplementos vitamínicos, principalmente de Vitamina C são super importantes.

 

Em casa

– Devem manter a casa toda à mesma temperatura, evitem as grandes diferenças de temperatura nas divisões.

– Não tenham a casa muito quente porque depois vão ressentir quando vierem para a rua, podendo dar origem a constipações e gripes.

– A casa muito quente seca o nariz e a garganta, que também pode dar origem a problemas respiratórios.

– Eles devem dormir com um pijama bem quentinho, pois se forem como os meus, destapam-se a noite toda, e o corpo vai arrefecer durante o sono e podem constipar-se.

– As pantufas também são importantes, pois mesmo que a casa esteja quente, o chão está sempre mais frio o que vai fazer com que não se consigam aquecer por terem os pés frios.