Não é difícil e é mesmo possível limpar a casa ou a roupa sem químicos ou produtos tóxicos.

Se não gostam de ter químicos em casa, se são adeptos de tudo o que é natural ou se simplesmente reparam que o detergente para um certo fim acabou, estas são dicas úteis para vocês:

 

Limpar sem químicos

Como limpar a casa sem químicos

Lavar a roupa

Podem substituir o vosso detergente de supermercado, misturando, em partes iguais, borato de sódio e bicarbonato de sódio.

O sabão azul e branco funciona muito bem para lavar a roupa à mão… como faziam as nossas avós!

Para uma roupa mais branca substituam um dos mais tóxicos produtos de limpeza, a lixívia, acrescentando 1/4 de chávena de borato de sódio à roupa da máquina. Também podem usar o borato de sódio para remover nódoas, deixando a roupa de molho em água fria com 1/4 chávena de borato de sódio. Para branquear, acrescentem uma chávena de sumo de limão à água e deixem a roupa de molho durante a noite.

 

Limpar a casa

Criem o vosso próprio lava-tudo multiusos, misturando uma colher de chá de bicarbonato de sódio, duas de sabão azul e branco, duas de borato de sódio (pode comprar em drogarias) e duas chávenas de água num borrifador. É um fantástico produto de limpeza sem químicos para todas as nódoas, inclusive as de gordura.

Para lavar o chão coloquem num balde, 2 colheres de sopa de sabão de marselha ralado, 2 colheres de vinagre de vinho branco, cinco litros de água morna e 10 gotas de um óleo essencial à escolha. Depois é só limpar o chão.

 

Fornos 

Salpiquem o forno com bicarbonato de sódio, borrifem com água e deixem actuar durante a noite. No dia seguinte limpem bem o forno com água.

 

Desinfectante 

O Vinagre é uma boa solução anti-germes, mata tudo!

Limpa bem toda a cozinha…, azulejos, o forno, o frigorífico.

Só têm de ter atenção às bancadas de mármore pois pode manchar.

Para uma mistura do tipo “mata todos os bichos e já!” juntem num frasco 2 litros de vinagre de cidra e 2 mãos cheias de lavanda, salva, rosmaninho e hortelã secas. Esperem um mês, retirem as plantas, deitem numa garrafa de spray e borrifem onde quiserem.

 

Lavar loiça

Sabonete de marselha ralado na água quente faz milagres.

Para dar um brilho e uma desinfecção extra aos copos juntem umas gotas de vinagre de vinho branco à água.

Para lavar na máquina, coloquem num recipiente em partes iguais borato de sódio e bicarbonato de sódio.

 

Dar brilho e polir a mobília

Juntem 2 chávenas de azeite com o sumo de um limão. Depois esfreguem com um pano macio até conseguirem o brilho desejado.

Para polir metal. Esfreguem pasta de dentes normal no objecto desejado e depois limpem com um pano. Também podem usar vinagre para remover manchas, pois funciona muito bem.

 

Para limpar as janelas

Podem limpar os vidros usando um borrifador cheio de água com gás. Estranho, não é?!

Mas dizem que dá mesmo resultado!

Também podem diluir meia chávena de Maizena em dois litros de água quente. Apliquem com uma esponja e sequem com um pano macio.

 

Dicas bem úteis!

Como limpar a casa sem químicos