Como lavar os pincéis de maquilhagem?

Esta é uma pergunta que me fazem constantemente nos meus workshops de maquilhagem, e este é um tema que merece a máxima atenção.

É muito importante que os lavem e desinfectem regularmente.

A única forma de eliminar 100% das bactérias é lavar os pincéis com sabão bactericida e desinfectá-los com álcool.

Os que usam para aplicar cremes (bases, correctores, batons) devem limpar primeiro com álcool 96 volumes para ajudar a retirar essa sujidade e depois borrifá-los com álcool 70 volumes, pois é o único que mata completamente as bactérias.

Esta é a combinação que apresenta uma maior eficácia na limpeza dos pincéis sem causar danos às suas cerdas (pêlos).

Lavá-los com shampoo e amaciá-los em seguida, não desinfecta os mesmos. Torna-os mais agradáveis ao toque mas não mata as bactérias e fungos.

Como lavar e desinfectar os pincéis de maquilhagem

Como desinfectar bem os pincéis

1. Devem borrifá-los diariamente com álcool 70 volumes antes de se maquilharem para eliminar as bactérias e fungos.

2. Uma vez por semana devem lavá-los com sabão anti-bacteriano e passar um pouco de amaciador para deixá-los mais macios pois o álcool tende a ressecá-los. Como fazer:

– Lavem bem as mãos. Molhem o pincel na água e esfreguem as suas cerdas no sabão bactericida. Continuem a esfregar e a enxaguar até que a espuma esteja complemente branca. Repitam a operação pelo menos duas vezes.

– No caso dos pincéis de lábios, que possuem cerdas menores, utilizem uma escova de dentes para o higienizar com mais facilidade.

– Retirem o excesso de água com um papel absorvente ou papel higiénico e borrifem com álcool 70 volumes as cerdas e o cabo do pincel. Este álcool vai evaporar e não oferece riscos para a pele.

– Coloquem os pincéis lavados em cima de papel absorvente ou sobre uma tolha limpa, num lugar arejado ou com luz solar, de preferência, para secarem em segurança. Lavem também os recipientes onde costumam guardar os pincéis pois eles também precisam de higienização.

Existem também no mercado brush cleaners, próprios para os desinfectar, uns mais caros outros mais baratos, mas esta opção do álcool é certamente a mais económica.

Lembrem-se que pincéis sujos transmitem fungos e bactérias que originam graves problemas de pele. Tenham muita atenção e desinfectem diariamente os vossos pincéis.