A Aloe Vera, é uma planta, parecida com um cacto e conhecida em todo o mundo devido às suas propriedades medicinais.

As suas folhas possuem um gel, e é com esse desse gel que criamos o óleo de Aloe Vera, bastante conhecido por ter ser um grande aliado da saúde e da beleza.

Eu tenho uma planta gigante no meu jardim e uso-a muitas vezes, principalmente nas picadas de mosquitos e queimaduras. O alívio é imediato.

Podemos utilizar esse gel directo na pele ou fazer um óleo que pode ter várias utilizações de forma conseguirmos beneficiar de todo o seu potencial.

Como fazer óleo de Aloe Vera caseiro

 

É possível fazer um óleo caseiro utilizando, além da planta, azeite extra virgem de boa qualidade ou outro óleo 100% vegetal.

Ingredientes

  • 1 folha de Aloe Vera
  • Azeite extra virgem
  • 1 pote de vidro (preferencialmente escuro)

Modo de preparação

Tirem o gel/polpa da folha de Aloe Vera, retirando toda a casca. Piquem o gel em pedacinhos e coloquem-nos  num recipiente de vidro. Depois, deitem o azeite extra virgem, garantindo que a quantidade cubra toda a polpa da planta que está no recipiente. Guardem o pote por pelo menos uma semana, num local escuro, sem mexer.

Depois disso, o óleo está pronto a ser usado.

Super fácil!

 

 

Benefícios e usos do óleo de Aloe Vera

1. Ajuda na cicatrização da pele 

Graças às suas propriedades antioxidantes,  pode ser usado para tratar pequenos cortes e feridas.

Com sua capacidade de reduzir a inflamação, pode também ajudar no combate à acne, psoríase, eczema e erupções cutâneas

Como usar: o óleo pode ser aplicado directamente na área afectada. Quem tem pele oleosa, porém, deve consultar um dermatologista antes de aplicar este ou outros óleos no rosto.

2. Pós-sol

O Aloe Vera além de ajudar nos processos de queimaduras e irritações, o óleo pode ser utilizado como pós-sol, pois hidrata a pele, diminuindo a ardência e evitando o aparecimento de manchas de sol.

Como usar: espalhem o óleo na região que foi afectada pelo sol.

 

3. Desintoxica o corpo e melhora o fluxo sanguíneo

O óleo de Aloe Vera é antioxidante, aumenta a circulação e actua no sistema imunológico.

Como usar: uma massagem com o óleo de Aloe Vera, vai desintoxicar o corpo, melhorar o fluxo sanguíneo, além de proporcionar um aspecto aveludado à pele.

4. Ajuda a aliviar dores

A massagem com o óleo de Aloe Vera ajuda ainda a diminuir a inflamação, aliviando dores, promovendo naturalmente o relaxamento.

Como usar: podem fazer a massagem somente com o óleo após o banho ou, se preferirem, misturá-lo ao vosso creme hidratante, massajando especialmente as áreas que estão doridas.

5. Contribui para o rejuvenescimento através da aromaterapia

O óleo de Aloe Vera é muito utilizado na aromaterapia, contribuindo para o rejuvenescimento da pele e relaxamento da mente.

Como usar: podem ser feitas inalações através de gotas do óleo de Aloe Vera diluídas em água quente. As gotas podem também ser colocadas directamente na banheira, para um bom banho de aromaterapia (desta forma, o óleo penetra na pele e o seu vapor também é inspirado).

6. É aliado da saúde e beleza dos cabelos

O óleo de Aloe Vera é muito conhecido por ajudar a acelerar o crescimento dos cabelos.

Com o uso do óleo de Aloe Vera, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo,e por consequência as células capilares são estimuladas, evitando quedas e fortalecendo os fios.

Como usar: durante o banho, façam uma leve massagem com este óleo directamente no couro cabeludo. Depois lavem o cabelo normalmente. Podem também aplicar o óleo em todo o cabelo seco, deixar agir por cerca de uma hora e depois lavar normalmente.

 

 

Importante!

O sabor do Aloe Vera é amargo e muito mau, não tentem experimentar, eu já tentei e não aconselho!

Existem no mercado preparações feitas para beber mas não é esta receita.