Eu gosto de fazer as refeições na hora mas às vezes há a necessidade de as congelar.

Uma das minhas preocupações é garantir que quando como algo que congelei,  se mantém com as mesmas propriedades.

Não gosto de sentir que estou a comer “palha”… comer só por comer… a comida tem de estar a fazer alguma coisa, tem de ter vitaminas e nutrientes bons! Por isso é que gosto de cozinhar tudo na hora e se possível com alimentos bem frescos.

E principalmente quando se fala da comida dos meus filhos!

Mas com a vida cada vez mais atarefada e pela falta de tempo, é normal que muitas famílias recorram às refeições prontas congeladas e industrializadas. Mas esta opção deverá ser em último caso pois essas refeições são pobres em termos nutricionais.

A opção é congelar os alimentos de forma a facilitar as vossas refeições do dia a dia:

4 Dicas para congelar refeições

Como congelar as refeições para garantir que continuam saudáveis

1. Congele os vegetais bem limpos

Para ser mais fácil de os cozinhar, optem por guardar no congelador os alimentos já limpos, cortados e congelem-nos em porções no tamanho em que serão consumidas. Depois é muito fácil, basta retirar do congelador e levá-los directamente para a panela, sem a necessidade de descongelar.

A melhor maneira de cozinhar vegetais congelados é ao vapor, para preservar melhor os nutrientes.

2. Coloquem sempre a data

Armazenem os alimentos em recipientes com tampa ou em saquinhos de congelação, tentando retirar ao máximo o ar.

Coloquem etiquetas com data em todos os recipientes, principalmente nos legumes frescos pois têm um prazo menor de conservação. Comecem por consumir aqueles que estão há mais tempo no congelador.

 

 Como congelar as refeições para garantir que continuam saudáveis

3. Preparem alguns “mix”

Estes “mix” e refeições prontas tornam facilitam muito a nossa vida! Preparem algumas alternativas já prontas, como hambúrgueres e almôndegas caseiras, preparados de vários legumes para sopas, etc.

Podem comprar por exemplo frango ou carne moída, misturá-los com temperos naturais como cebola, manjericão, salsa, cebolinho e está pronta uma refeição para uma bolonhesa bem saudável. As frutas congeladas são smothies ou batidos super fáceis de fazer.

 

4. Deixem os acompanhamentos prontos

O arroz guardado no frigorífico ganha imensas bactérias. Façam o arroz e congelem em porções para consumo diário.

Esse arroz pode ser comido normalmente ou adicionado a preparados de carne ou peixe para variar as refeições.

 

Como congelar as refeições para garantir que continuam saudáveis

Se quiserem mais dicas sobre a preparação de alimentos leiam o meu post – Os 15 erros mais comuns na cozinha