A celulite e a pele casca de laranja são um problema frequente nas mulheres.

Gordas ou magras, altas ou baixas, qualquer uma de nós pode sofrer deste problema. E eu não sou excepção, pois também luto contra ela!

A celulite é nada mais, nada menos que a inflamação do tecido celular, mais especificamente do tecido adiposo, que aparece geralmente entre as coxas, nádegas e barriga das mulheres.

Mas segundo os especialistas, é possível reduzir estes problemas se começarmos a introduzir alguns hábitos nas nossas rotinas diárias.

 

Tipos de Celulite

Celulite de grau 1 
As células adiposas estão maiores, começando assim uma alteração circulatória, o sangue e a linfa começam a ficar retidos no tecido, fazendo “inchar” as células. Neste estágio, a celulite começa a aparecer quando a pele é pressionada;

Celulite de grau 2
Nota-se a deformação com a pele casca de laranja quando se está de pé. Aparece habitualmente perto dos 30 anos. O tecido está irregular mesmo sem apertar e a circulação está bem mais comprometida, formando fibroses – endurecimento do tecido. A sensação de cansaço e peso é sentida, pois cada vez mais o tecido adiposo retém líquido;

Celulite de grau 3 
A deformação com pele casca de laranja nota-se quer deitada quer de pé e a palpação revela nódulos de consistência dura que podem ser muito dolorosos. É a mais grave e irreversível.

 

Mas todas nós podemos melhorar o aspecto da nossa pele…

 

O que podemos fazer para melhorar um corpo que tenha celulite

Começou a guerra aberta contra a celulite... vem aí o verão!

  • Activem a circulação

Façam duches alternando a água fria e a água quente. Terminem com água fria, é uma boa prática para ativar a circulação nas zonas em que há uma maior acumulação de gordura.

  • Façam massagens na pele

Usando uma escova de cerdas macias activem a circulação da vossa pele. Façam massagens com movimentos circulares, esta prática vai melhorar o aspecto casca de laranja.

  • Bebam muita água, chás e tisanas

A água é a melhor amiga do vosso corpo no combate à celulite. Beber muita água ajuda a eliminar as toxinas. Os chás ajudam a evitar a retenção de líquidos e funcionam também como grandes ajudantes na cura da celulite. Saibam que chás beber neste meu post – Os 7 chás que ajudam a emagrecer

  • Usem um bom creme reafirmante

Hidratem a vossa pele com um bom creme reafirmante. Um gel anticelulite por exemplo, deve ser aplicado nas zonas mais críticas.

  • Mexam-se

É muito importante a prática diária de exercício físico. Ele vai tornar o nosso corpo mais tonificado e melhorar a circulação. Caminhar meia hora por dia ajuda bastante. Dançar, andar de bicicleta ou nadar também estimulam o metabolismo e ajudam a queimar as gorduras. A musculação é a forma mais rápida de haver essa tonificação, para além de aumentar o gasto calórico e ajudar a emagrecer mais depressa.

  • Façam agachamentos

Os clássicos agachamentos ajudam muito a eliminar a celulite dos glúteos e dos músculos. Activam a circulação, aumentam o gasto calórico e são um dos melhores exercícios para ajudar a melhorar a celulite.

  • Tenham muita atenção ao consumo de sal

O sal faz retenção de líquidos, que prejudica a aparência da pele e faz aparecer a celulite. Substituam por outros temperos e ervas aromáticas.

  • Não usem roupas justas

Evitem usar calças muito justas, elas bloqueiam o funcionamento do sistema linfático e a eliminação de toxinas. Comprometem a boa circulação do corpo por isso optem por roupas mais confortáveis.

  • Optem por hábitos de vida saudáveis

Consumam alimentos que evitem a retenção de líquidos, como o limão, o alho, o gengibre, a cebola, o peixe, o azeite virgem e os cereais integrais.

  • Não comam comida de “plástico”

Fritos, comida industrializada, refrigerantes e produtos lácteos fazem muito, mas muito mal à saúde da vossa pele.

  • Evite bebidas alcoólicas e tabaco

Estes também são perigos para a celulite. Se é consumidora tente moderar o seu consumo.

  • O suplemento que ajuda

Existem alguns suplementos que ajudam a diminuir esse inchaço ou até mesmo gorduras. Como por exemplo o Omega 3, podem saber mais no meu post – Omega3 o ácido gordo que ajuda a emagrecer.

  • O tratamento estético que ajuda

Drenagem linfática – no mínimo de 2 vezes por semana, ajuda bastante a eliminar os líquidos acumulados no nosso corpo. Drenagem linfática é uma suave  e lenta massagem que ajuda a desintoxicar, relaxar, combater o inchaço e melhora a celulite.

 

Conclusão

Começou a guerra aberta contra a celulite... vem aí o verão!

Não existe uma transformação do dia para a noite.

Fazendo uma re-educação alimentar, evitando o consumo de sal, açúcares e refrigerantes e incluindo a ingestão de fibras, frutas, vegetais e muita água, podemos melhorar o aspecto casca de laranja.

Nunca esquecendo de aliar os treinos aeróbicos aos de musculação na vossa rotina diária.

Importante dizer que o exercício localizado não queima a gordura localizada… como muita gente pensa. Este tipo de exercício vai sim, ser o responsável por aumentar a circulação e a irrigação sanguínea no local, e é exactamente isso que queremos!

Uma vez que não há uma boa circulação sanguínea e linfática no local onde temos celulite, trabalhar esse local vai aumentar a irrigação sanguínea para que ocorra a circulação destes líquidos, sendo assim possível a activação de enzimas que dará ao depósito de gordura a mobilidade necessária.

Só conseguimos queimar gordura se gastarmos mais energia do que aquela que consumimos, ou seja, mais calorias…

Exercícios aeróbicos combinados com exercícios de força, aliados a uma boa dieta alimentar vão fazer com que consigamos emagrecer e desta forma vamos conseguir melhorar o aspecto da nossa pele pois reduzimos o tecido adiposo.
A musculação melhora a celulite, pois com o ganho de massa muscular, aumentamos a firmeza corporal, e sabemos que quanto mais massa muscular tivermos, maior será o gasto calórico.

Exercícios como: agachamento, lunges, LegPress 45° e exercícios de glúteos com caneleiras vão activar o glúteo, trabalhando assim, toda a região da perna.

Já sabemos quase tudo… vamos lá então iniciar a guerra contra a celulite!