Esta é uma questão dificil para muita gente! E cujas opiniões dividem-se… Devemos ou não colocar a cara dos nossos filhos na net!?

Fui convidada pela Cristina Ferreira e pelo Manuel Luís Goucha a falar sobre este assunto no programa da Tvi, “Você na Tv”. Em baixo segue o link para poderem assistir.

Devem os pais publicar fotografias dos filhos nas redes sociais?

IMG_20150723_104348

Eu coloco fotos dos meus filhos no facebook, e não vejo mal… mas tenho alguns cuidados.

Fiquei agradada com a resposta do Dr Quintino Aires, que tal como eu, estava no programa para dar a sua opinião que é em tudo igual ao que penso.

Eu amo os meus filhos e por nada deste mundo quero que algo de mau lhes aconteça e sempre os mostrei ao público, mesmo quando eram bébés. Quem me segue sabe que sempre falei sobre a minha vida abertamente pois gosto de partilhar com aqueles que me seguem as minhas alegrias. E sim sou um pouco vaidosa pelos filhos e familia maravilhosa que tenho!

Não vivo a pensar que me vão fazer mal quando apareço na tv, revista ou facebook… pois se fosse a dar importancia a todos os medos… nem saia de casa. Tento viver a minha vida normalmente pois sou uma pessoa normal e é essa normalidade que quero transmitir aos meus filhos.

Se tenho medo que algo lhes aconteça?

Claro que tenho… muito medo! Que corram, caiam e se magoem, que se engasguem, que sejam maltratados, que não sejam felizes… tenho todos os medos que qualquer mãe tem, mas não deixo de viver a minha vida e de os deixar viver a deles por pensar que algo lhes vai acontecer. E para salvaguardar alguns dos medos nunca os deixo sozinhos, estão sempre acompanhados por alguém em quem confio, mas a vida deve ser vivida sem traumas. São seres que dependem de nós para a sua segurança, mas sem alarmismos e exageros ou privações. Somos seres livres e devemos ser livres para exprimir ideias, partilhar opiniões ou como é o meu caso, partilhar momentos de felicidade!

Claro que infelizmente existem azares e muitas crianças neste mundo são raptadas e levadas dos pais, mas não acredito que as redes sociais, ou neste caso o facebook, seja o responsável.

E pergunto eu, qual a diferença entre estarem no facebook ou irem até à praia onde estão milhares de pessoas?

Eu ando na rua todos os dias com os meus filhos, vou a festas, a eventos, cinema, praia, festivais, por isso eles são vistos por milhares de pessoas diáriamente, e nestes casos? Será que devia também tapar-lhes a cara, escondê-los!? Eu acho que não!

Há que ter cuidado com o tipo de fotos que colocamos, e a partilha de informações como a localização deles e os hábitos comuns da familia, para não darmos aso a esses azares planeados.

O meu medo provavelmente irá aparecer quando eles tiverem o seu próprio facebook, quando já forem adolescentes, e já andarem sozinhos na rua, nessa altura tenho que ter mais cuidado, pois a partilha de fotos já parte deles. Pode ser que até lá eles sejam ajuizados o suficiente para terem absorvido os ensinamentos sobre os riscos deste tipo de acções.

Respondendo de uma forma geral à pergunta inicial… partilhar ou não partilhar!? Isso é algo que deve ser avaliado caso a caso e em familia,… e seja qual for a decisão deve ser respeitada, pois cada um de nós tem os seus medos e opiniões e desejam certamente o melhor para a sua familia.

Sejam felizes!

IMG_20150723_103632

Styling – Idilza Santos Fell and Dress

Sapatos- Maurizio Fer