Há medida que envelhecemos o nosso metabolismo vai ficando mais preguiçoso, e mais lento. Por isso é que fica cada vez mais difícil perdermos peso.

… E quanto menos calorias queimamos mais pneuzinhos vão aparecer!!

Estas são algumas dicas …

 

Para acelerar o metabolismo e queimar mais calorias

Incluam gorduras na dieta 

A introdução de gorduras BOAS na dieta resulta em níveis mais equilibrados de açúcar e colesterol.

É super importante adicionar à nossa alimentação uma boa quantidade de gordura para activar as enzimas do fígado que ajudam no bom funcionamento do metabolismo – a gordura de reserva não é suficiente para isso.

Gorduras boas são por exemplo:

 

Abacate

Este é o tipo de alimento que deveria estar sempre presente na nossa alimentação.

100 g de abacate contêm por volta de 14,6 g de gorduras boas. A boa notícia é que aproximadamente 10 g do teor de gordura são provenientes de gorduras monoinsaturadas e quase 2 g correspondem a gorduras polinsaturadas.

Amêndoas

Uma porção equivalente a uma chávena de amêndoas possui cerca de 29,5 g de gorduras monoinsaturadas e em torno de 11,2 g de gorduras polinsaturadas. Só é preciso ter atenção em relação às calorias, pois o teor calórico desta chávena é cerca de 532.

Praticamente todas a oleaginosas são gorduras boas.

 

Peixes

Alguns peixes como o salmão, a sardinha, o atum, o arenque e a cavalinha são boas fontes de ómega 3.

O consumo de ómega 3 também já foi associado à melhoria do funcionamento da insulina nas células, o que é vantajoso para quem sofre com resistência à insulina, diabetes e pré-diabetes.

Entre outros…

As melhores formas de acelerar o nosso metabolismo

MEXAM-SE todos os dias

Fazer exercício físico é um dos segredos para acelerar o metabolismo.

Toda a actividade física é válida… desde sair de casa para caminhar até levantar pesos. Reservem no mínimo 45 minutos por dia aos exercícios. Se quiserem potenciar ainda mais esta actividade… façam trabalho de força. A musculação consome muito mais energia (calorias) e faz com que fiquemos a queimar gordura durante muito mais tempo.

 

Nada de passar fome

Esqueçam as dietas ultra mega restritivas! Não funcionam a longo prazo e não vos vão dar energia para que consigam realizar qualquer que seja a actividade física – a única forma de manter o metabolismo realmente activo.

Para emagrecer, é preciso gastar mais calorias do que aquelas que ingerimos.

Ao comer, também se gasta energia para absorver, transportar, armazenar e metabolizar os alimentos. Por isso, quando começarem o plano de emagrecimento, mantenham uma ingestão ligeiramente abaixo do normal, eliminando apenas os excessos.

 

As melhores formas de acelerar o nosso metabolismo

Evitem bebidas alcoólicas

É necessário entender que depois das gorduras, o álcool é o alimento com maior densidade energética.

Um grama de álcool tem 7 calorias. Mesmo o vinho tinto, rico em resveratrol – nutriente saudável – , pode ter 120 calorias por copo.

Deixem as bebidas para uma ocasião especial e procurem sempre compensar as calorias extras reduzindo a sobremesa, o acompanhamento etc. Não se pode ter tudo!

Vamos lá acelerar esse metabolismo!