De tempos em tempos gosto de fazer um Detox ao meu organismo.

É muito importante, para removermos as impurezas guardadas no nosso organismo através da má alimentação que por vezes fazemos. Os chás, sumos e suplementos são a ajuda perfeita para um Detox seguro e eficaz.

Quantas vezes se sentem se energia, cansadas e não conseguem dormir bem… os cabelos e a pele estão baços, as unhas quebradiças… todos estes sintomas são indicativos de que o vosso corpo precisa urgente de uma limpeza… de um boost de vitaminas para fazer um reset!

Esta é a lista das melhores ervas, bebidas e suplementos para fazer um Detox ao vosso corpo, limpando o organismo de maneira saudável.

 

Chás Detox

Chá de Hibisco

Conhecido por ser calmante, diurético e laxante, ele actua no aceleramento do organismo, além de impedir o aparecimento da diabetes tipo 2. Reduz a produção de colesterol e diminui os níveis de lipidos e glicose no sangue.
Para além disso funciona como calmante, é diurético e laxante, superando as propriedades do chá verde pois tem um baixo teor de cafeína.
Tem um grande poder antioxidante, adiando o envelhecimento da pele, além de ser abundante em cálcio.

– Chá de Cavalinha

A cavalinha é conhecida não só pela sua acção diurética, mas também por acelerar o metabolismo e fortalecer o sistema imunitário. O chá de cavalinha é anti-inflamatório e por isso extremamente eficaz contra a celulite.

– Chá de Hortelã

Além de ser diurético, o chá de hortelã ajuda no combate às dores. A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui acção analgésica, antiespasmódica e afrodisíaca, sendo um óptimo chá para tomar à seguir às refeições porque ajuda na digestão. Tem também uma acção anti-parasitária.

 

– Chá de Pimenta Caiena

A pimenta caiena não tem apenas um efeito de limpeza no corpo, mas também pode vos dar uma energia extra nas actividades do dia a dia. Muitas pessoas adicionam ao chá uma fatia de limão para ajudar ao paladar, o limão corta um pouco do sabor picante da pimenta.

– Chá de Chicória

O Chá de Chicória limpa o organismo e acelera o metabolismo, dois processos muito importantes para o emagrecimento. O chá de Chicória também pode ser usado para ajudar na digestão das refeições.

– Chá de Gengibre

O Chá de Gengibre é uma bebida que possui muitos benefícios para a saúde. Acelera o metabolismo ajudando a emagrecer,  reduz a dor muscular, estimula o sistema imunitário, melhora a absorção de nutrientes, reduz o stress e alivia os enjoos matinais.

 

– Chá Verde

O principal benefício do chá verde é ajudar a emagrecer, porque tem cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia, além de facilitar a digestão, ajudar a regular o intestino e combater a retenção de líquidos no organismo.

 

Bebidas Detox

– Sumos de laranja e couve

O mais indicado é o sumo de laranja com couve, pois ajuda a desintoxicar o fígado. Os horários indicados para beber este sumo são durante o pequeno almoço ou antes de dormir,  quando a absorção e o aproveitamento dos nutrientes são maiores.

 

– Sumos de limão, espinafre, maçã verde e mirtilhos

Depois de consumir muita gordura, açúcar ou cafeína, podem utilizar este sumo para limpar o vosso organismo.

 

Suplementos Detox

– Aloe Vera

A Aloe Vera, conhecida popularmente como babosa, é um tónico geral para o sistema imunitário. Contém cerca de 20 sais minerais, como cálcio, magnésio, zinco, selênio, entre outros. É também fonte natural de vitaminas A, C, E, ácido fólico e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12).

É um excelente aliado em dietas de controlo do peso.

 

– Spirulina

A Spirulina, disponível principalmente em cápsulas, é uma alga unicelular verde-azulada. É um antioxidante com alto poder nutricional. Contém vitaminas do complexo B e minerais essenciais para o organismo, mas o seu principal destaque é o alto teor de proteínas – corresponde a mais de 60% de seu volume. Sua ingestão inibe o processo de catabolismo muscular (a perda de massa magra dos músculos).

 

– Óleo de cártamo

O óleo de cártamo é utilizado como analgésico, anti-inflamatório, diurético, imuno-estimulante, anticoagulante, entre outros fins.

É muito conhecido, pela sua acção na “queima” de gorduras, pois ajuda o corpo a utilizar a gordura armazenada como fonte de energia.