O Bicarbonato de Sódio é um ingrediente muito interessante, mas durante anos olhei para ele com alguma estranheza.

Sempre o tive em casa… porque ouvia falar que era muito útil, mas não sabia bem porquê… nunca me aprofundei realmente sobre as suas qualidades e utilizações.

Até que me falaram sobre algumas das suas vantagens e resolvi pesquisar a fundo para saber no que realmente poderia fazer com ele.

Posso afirmar que é um ingrediente básico e muito barato que não pode faltar na vossa casa!

 

O que é o Bicarbonato de Sódio?

O bicarbonato de sódio é feito de um mineral branco ou transparente chamado natrão, um mineral de carbonato hidratado de sódio, com os elementos hidrogénio, oxigénio, sódio e carbono (NaHCO₃).

O bicarbonato de sódio é uma substância extremamente barata e fácil de encontrar em qualquer supermercado, e contém propriedades fabulosas que nos permitem utilizá-la de inúmeras formas no nosso dia a dia.

Para podermos usufruir de todos os benefícios do bicarbonato de sódio, ele tem de ser o mais puro possível. O ideal é o vendido em farmácias.

As várias utilizações do Bicarbonato de Sódio

  • Façam uma pasta deste pó, misturado com um pouco de água e apliquem no rosto durante 5 minutos. Isso deixará a vossa pele suave e macia,  além de combater as borbulhas.
  • Para eliminar a acidez num prato de culinária, porque abusaram do limão ou do vinagre, basta deitarem um pouco de bicarbonato de sódio na panela quando estiverem a cozinhar. Como tem propriedades antiácidas, esta substância reduz eficazmente o grau de acidez.
  • O bicarbonato de sódio actua como um antifúngico e neutralizador de acidez. Quando é consumido, alcaliniza o corpo aumentando de pH. Permite a oxigenação e combate o crescimento de fungos e leveduras.
  • Removam as manchas nas axilas misturando sumo de limão com duas colheres de sopa do pó até formar uma pasta. Devem lavar diariamente as axilas com esta pasta. Além de ajudar a remover as manchas, contribui para diminuir o odor da transpiração.

  • Para branquear os dentes coloquem este pó em cima da escova de dentes já com a pasta de dentes e escovem. Funciona como abrasivo, vai eliminar manchas e deixar os dentes mais claros, para além de ajudar a minimizar a sensibilidade dentária.
  • Eliminem o chulé colocando saquinhos com este pó dentro dos sapatos.
  • Se o vosso bébé fez chichi na cama coloquem este pó sobre a mancha e deixem actuar durante 1 hora. depois basta aspirar.
  • Se deixarem as mãos ou os pés de molho numa mistura de água com bicarbonato de sódio por 5 minutos, vão estar a combater os fungos, pois as propriedades do composto ajudam a limpar profundamente a cutícula e curam as unhas infectadas por fungos.

  • Removam a oleosidade do cabelo misturando uma colher de sopa de bicarbonato de sódio num copo de água e esfregando depois no couro cabeludo durante o banho. Se acordaram com os cabelos sujos, polvilhem um pouco de bicarbonato de sódio sobre as raízes secas e esfreguem vigorosamente. Este tratamento também elimina o odor.
  • Acabem com a caspa dissolvendo três colheres de bicarbonato de sódio na porção de shampoo que vão utilizar para lavar o cabelo. Em seguida, lavem o cabelo de forma normal e enxaguem bem. Lavem sempre desta forma, até a caspa desaparecer por completo.
  • Este pó pode ser usado como um abrasivo suave para a limpeza geral da casa. Misturem 2 colheres de sopa com 500 ml de água, e coloque num recipiente com spray, para limpar os balcões de cozinha engordurados. O bicarbonato também é eficaz para limpar banheiras e torneiras de metal.

  • Despejem uma chávena do pó numa tigela e coloquem-na no fundo do frigorífico para eliminar o mau cheiro. Troquem a cada um ou dois meses, e o ar do frigorífico ficará sempre fresquinho e sem cheiros.
  • Higienizem os recipientes que continuam a cheirar mal, mesmo depois de lavados. Basta misturar 1 a 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água quente e deixar de molho durante a noite.
  • Misturem o bicarbonato de sódio com água oxigenada e eliminem as manchas amarelas de suor que ficam nas camisas. Basta deixar a camisa de molho por várias horas ou durante toda a noite, até que a cor amarelada desapareça.
  • Nariz entupido? Adicionem uma colher de chá de bicarbonato de sódio num vaporizador.
  • Adicionem ½ chávena de bicarbonato de sódio numa banheira de água morna se apanharam uma queimadura solar. Permaneçam alguns minutos mergulhados na banheira e quando saírem, não se enxuguem. Deixem a pele secar naturalmente. Podem também usar uma compressa fria directamente nas queimaduras solares localizadas.

  • Coloquem numa bacia os legumes que querem lavar e deixem-nos dentro de água com uma colher de sobremesa deste pó. Coloque alface, couve, rúcula, toda a hortaliça que quiserem lavar, e deixem agir por 10 minutos. Em seguida, passem por água. Ficam desinfectados.
  • Adicionem três colheres de sopa de bicarbonato de sódio numa bacia de água quente, para amaciar os pés. Deixem-nos de molho durante uns 15 minutos.
  • Uma pasta feita a partir de três partes de bicarbonato de sódio, combinadas com uma parte da água pode ser usada como um bom esfoliante para o rosto e corpo. É natural, barato e suave o suficiente para usar todos os dias.
  • Bicarbonato de sódio também pode ser usado como amaciador de roupas: Adicionem uma chávena de pó na máquina de lavar. Serve também para “reavivar” roupas brancas.
  • Polvilhem um pouco deste pó na caixa de areia dos gatos para absorver o cheiro ruim.