São conhecidos como Abdominais Hipopressivos ou técnica hipopressiva.

É, segundo se diz ultimamente, a técnica perfeita para tonificar os músculos abdominais, e até mesmo aconselhada para pessoas que sofrem de dor nas costas e não podem fazer os abdominais tradicionais e até mesmo no pós-parto.

Esta técnica foi criada para descomprimir a nossa zona abdominal.

Graças às nossas inúmeras atividades diárias, os esforços físicos, as más posturas, o facto de passarmos o dia todo sentadas, entre outras que vão influenciando negativamente a pressão que a nossa coluna vertebral, orgãos internos e cavidade abdominal são submetidos, foi criada esta técnica, dos Abdominais Hipopressivos.

A intenção primária era diminuir a pressão da zona abdominal que é constantemente prejudicada no nosso dia a dia.

Mais tarde percebeu-se que além de fortalecer o abdómen, o método dos Abdominais Hipopressivos também combatia a incontinência urinária e fecal, melhorava a postura corporal, curava o prolapso genital e melhorava o funcionamento intestinal. 

Perfeito!!!

 

Abdominais Hipopressivos... é mesmo isto que precisamos fazer!

Em que consistem os abdominais hipopressivos?

Consistem em exercícios executados com base na respiração.

É uma técnica de exercício abdominal na qual os músculos são contraídos em movimentos de respiração que envolvem o diafragma e os músculos peitorais.

Graças a estes movimentos corporais vamos ganhar uma maior consciência sobre o nosso corpo, que resulta não só numa melhor postura como também num trabalho abdominal mais constante durante outros exercícios.

 

Beneficios?

Os benefícios dos Abdominais Hipopressivos são muitos, já que a prática assenta numa contração para ativar a musculatura profunda do abdómen e abrir a caixa torácica, mas sem movimento, prevenindo lombalgias funcionais e hérnias.

Aumenta também a vascularização dos membros inferiores e da pélvis, e a capacidade pulmonar e a sensibilidade sexual.

Melhora a postura, reduz o risco de lesões musculares e articulares na prática desportiva, regula o trânsito intestinal e fortalece os músculos abdominais e do pavimento pélvico, sendo assim indicado, como já referi, para mulheres no pós-parto.

Para resultados mais eficazes, o ideal é fazer cinco séries de 15 a 20 segundos de abdominais hipopressivos todos os dias, em conjunto com uma alimentação saudável.