Com o início do ano lectivo volta a rotina de preparar a lancheira dos meus filhos.

E com a correria do dia a dia esta tarefa pode ser complicada e levar-nos a escolher alimentos mais práticos, que podem levar a opções processadas, que tornarão os seus lanches muito pouco saudáveis.

Uma dica importante é evitarmos repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente. Eu digo isto mas o meu filho pede-me pimentos todos os dias!!!

Por isso vou variando este legume com a cenoura, que ele também gosta muito.

Mas ele é uma excepção… é muito mais saudável do que a Mia, por exemplo!

Há que ter cuidado com produtos que necessitem refrigeração, como iogurtes e frios, pois correm o risco de se estragar se não forem mantidos na temperatura certa.

Uma lancheira térmica vai facilitar, caso os vossos filhos gostem de comer esses alimentos.

Na escolha dos produtos a enviar na lancheira, temos de ter a noção que a refeição deverá ser balanceada e equilibrada.

O que é que a lancheira saudável deve conter

  • Uma lancheira saudável deve ter todos os dias uma peça de fruta. O consumo de frutas é importante porque contém vitaminas e minerais.
  • Não se esqueçam que deve incluir uma garrafa de água para que a criança seja incentivada a se  hidratar durante o dia. A falta de água leva à falta de concentração na escola… não esquecer – http://www.monicasofia.pt/o-seu-filho-faz-muitas-birras-pode-ser-falta-de-agua/
  • Se optarem por colocar um sumo, optem pelos integrais, sem adição de açúcar ou aditivos, que são facilmente encontrados nos supermercados.
  • Coloquem uma sandes de pão integral, wrap, biscoitos integrais ou simples (sem recheio), ou mesmo barras de cereais. Estes alimentos são boas opções para fornecer energia. Se quiserem colocar algo dentro do pão opte por requeijão, queijo fresco, fiambre de aves…

Atenção ao bar da escola

A importância de uma lancheira saudável na vida dos nossos filhos

Se os vossos filhos já estiverem no 5º ano, como acontece com a minha filha Mia, temos de ter atenção Às ofertas do bar da escola e ajudá-los a escolher as melhores opções para lanches.

Devem evitar alimentos como pães brancos, salgados, chocolates e refrigerante, que desequilibram a sua dieta alimentar.

Mas nada é proibido… como sabem, depois torna-se o mais apetecido… combinem com eles um dia da semana para poderem comprar um desses alimentos.

Digam Não à Obesidade infantil!!

A importância de uma lancheira saudável na vida dos nossos filhos

Dados da UNICEF  mostram que a obesidade infantil é um problema que atinge cerca de 40 milhões de crianças de 0 a 5 anos. A pesquisa ainda afirma que o número de crianças e adolescentes obesos de 5 a 19 anos aumentou 10 vezes nas últimas quatro décadas… isto são dados preocupantes!!!

Os grandes problemas da obesidade infantil:

Crianças obesas podem desenvolver doenças tais como: diabetes, hipertensão, doenças pancreáticas, doenças hepáticas, cardiopatias (problemas no coração) e outras complicações ligadas ao peso, como a dificuldade de andar com a postura correta.

Como não queremos que isso aconteça, temos de ser nós a dar esse grande passo nas suas vidas!

Bons hábitos alimentares vão dar saúde aos vossos filhos! E todos queremos filhos saudáveis e felizes, certo?!