7 hábitos para o sucesso financeiro em 2017

Chegámos a 2017 e com ele vieram todos os nossos desejos de saúde, sorte, sucesso financeiro, felicidade, saúde, paz… etc.

Fizemos muitos votos de mudança, quer a nível sentimental como profissional. Prometemos começar a ter uma vida mais saudável e ir ao ginásio, a termos uma atitude mais feliz e positiva perante as adversidades e optamos por começar a olhar para o dinheiro de forma mais responsável e empreendedora.

Deixo vos aqui 7 bons hábitos financeiros de forma a terem um 2017 mais equilibrado.

 

7 hábitos para o sucesso financeiro

Saibam ao certo qual o vosso objectivo e foquem-se nele! É impossível obter o sucesso se não têm em mente o que é que ambicionam. De nada adianta lamentarem-se se não traçam objectivos claros e metas a cumprir. Sejam ambiciosos!

 

1. Conheçam ao pormenor a vossa vida financeira

Para ter um sucesso financeiro devem saber ao cêntimo, onde gastam o vosso dinheiro. Só ao manterem um registo das vossas finanças é que vão, ficar a conhecer verdadeiramente os vossos hábitos de consumo e corrigir algumas falhas sempre que detectarem consumos excessivos pouco importantes.

Podem utilizar o software de gestão de finanças Boonzi que vos ajudará de forma muito rápida e fácil a perceber a vossa vida financeira e a fazer a gestão mensal do vosso orçamento. O Boonzi é gratuito!

Já falei dele aqui no blog – http://www.monicasofia.pt/sabem-quanto-gastam-por-mes/

 

2. Organização

7 hábitos para o sucesso financeiro em 2017

Não deixem as vossas contas acumular, paguem-nas mal chegam ou por débito directo.

Desta forma têm sempre esta situação controlada. É muito importante que cumpram este hábito para conseguirem saber quanto terão disponível para o resto do mês, e se sobra dinheiro para eventuais emergências que, caso não seja necessário, passam a poupanças.

 

3. Não gastem o ordenado até ao fim

Para termos sucesso financeiro devemos optar por viver com menos dinheiro do que aquilo que ganhamos. Desta forma conseguimos poupar sempre um pouco por mês para eventuais percalços. As pessoas bem-sucedidas não vivem acima das suas possibilidades. Não recorrem a empréstimos nem a cartões de crédito.

Se pensarem que ganham x euros por mês, por isso, ainda têm muito para gastar até ao fim do mês…. vão cair no erro de gastar tudo. Optem por pensar naquilo que terão depois de pagarem todas as despesas mensais, rendas, impostos e demais despesas do mês. A gestão que fazem do vosso dinheiro será bastante diferente e vão ver que acabam por poupar mais dinheiro.

 

4. Não toquem nas poupanças

7 hábitos para o sucesso financeiro em 2017

O dinheiro que colocam de lado todos os meses é mesmo para não mexer!

Se assim que receberem o vosso ordenado, destinarem uma percentagem do mesmo para uma conta-poupança estarão a garantir um bom futuro financeiro.

Podem também optar por retirar automaticamente num determinado dia do mês, uma percentagem do ordenado para a vossa conta poupança.

 

5. Devem investir

Outro hábito financeiro de sucesso é colocar o dinheiro a render.

As pessoas bem-sucedidas não guardam dinheiro “extra” debaixo do colchão nem o deixam a estagnar no banco. Pelo contrário: põem-no a trabalhar por elas.

Se pensam que têm de ter milhares de euros no banco para começarem a investir ou para fazerem planos de poupança, estão enganados! Há diversos tipos de investimentos e produtos de poupança. Informem-se sobre o assunto e vão ver que encontrarão algum à vossa medida.

Sugiro alguns artigos do Doutor Finanças que falam sobre investimentos:

PPR – Planos Poupança Reforma
Certificados de Aforro – Valem a Pena?
Os Depósitos a Prazo valem a pena?

Depósitos a Prazo ou Certificados de Aforro?
Quais os melhores depósitos a prazo?

 

6. Fontes de rendimento alternativas

7 hábitos para o sucesso financeiro em 2017

Tentem arranjar mais do que uma fonte de rendimento.

Um hobbie interessante que se pode tornar um pequeno negócio, um part-time de algumas horinhas ao fim de semana, a venda de artigos que já não usam, etc. Existem inúmeras formas de o conseguirem.

 

7. Novas oportunidades e descontos

Revejam o que pagam em seguros de saúde, automóvel, casa, tarifários de telefone e tv, etc.

Procurem, quando chega a altura de renovar, outras oportunidades e novos seguros mais baratos que o vosso. Antes de qualquer coisa, questionem a vossa seguradora acerca do preço que vos está a cobrar e tentem negociar.

Se conseguirem, melhor,…se não, considerem mesmo mudar para um seguro mais barato. O truque é nunca se contentarem com o que já conhecem, mas procurar sempre algo melhor e mais barato!

Feliz 2017 com muito sucesso financeiro!