Os temperos para além de tornarem a comida mais saborosa podem ser grandes aliados na perda de peso.

Algumas especiarias são termogénicas, ou seja, são capazes de transformar a gordura corporal em energia. E existem alguns temperos que ainda possuem uma acção extra que combate processos inflamatórios nas células, aumentando as hipóteses da perda de peso.

 

Os temperos que ajudam a emagrecer

 

6 temperos que ajudam a derreter a nossa gordurinha

1) Malagueta

Eu sou fã de malaguetas. Tenho várias plantações em casa.

A malagueta é bastante picante quando está madura. É um tempero muito usado na preparação de carnes e molhos e possui um aroma forte.

Para além de muitas propriedades benéficas à saúde ela é capaz de aumentar bastante o nosso  metabolismo, ajudando a queimar gordura. Ela vai também inibir novos depósitos de gordura, principalmente na região abdominal. É fantástica no combate aos radicais livres, mas é contra-indicada para pessoas que sofram de gastrite, úlcera e tendência a hemorróidas.

 

2) Gengibre

O gengibre é um tipo de raiz muito usado tanto na culinária quanto na medicina.

Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o nosso organismo de bactérias e fungos.

Para além de ter sabor picante que dá à comida um sabor inconfundível, o gengibre é um óptimo aliado na perda de peso, pois é considerado um alimento termogénico, é também capaz de acelerar o metabolismo potencializando a queima de gordura.

6 temperos que ajudam a derreter a nossa gordurinha

3) Canela

A canela é um tempero delicioso, tanto em bebidas como em doces.

Esta especiaria é considerada a mais velha do mundo e possui um alto poder antioxidantes capaz de diminuir o colesterol, reduzir os níveis de açúcar do sangue e assim contribuir no tratamento de diabetes tipo 2, doenças cardíacas, cáries, problemas respiratórios entre outros.

Como ajuda a controlar os níveis de açúcar no organismo, consequentemente diminui os depósitos de gordura, principalmente na região abdominal.

4) Pimenta Caiena

A pimenta caiena tem sido muito utilizada no tratamentos de problemas como a azia, delírio, tremores, gota, paralisia, dor de garganta, náuseas entre outras.

Mas também está comprovado que a pimenta caiena é uma forte aliada do emagrecimento, pois contribui para o gasto calórico e ajuda a controlar o apetite.

 

5) Mostarda

A mostarda é usada em muitos pratos. É considerada um dos alimentos mais nutritivos, saborosos, cultivados e usado em quase todos os lugares no mundo.

A mostarda é muito recomendada nas dietas, pois possui pouquíssimas calorias e tem um potencial termogénico muito alto. É também óptima para aliviar dores musculares, mas é contra-indicada para pessoas que têm tendência a desenvolver cálculo renal.

6 temperos que ajudam a derreter a nossa gordurinha

6) Caril

O caril é um tempero típico indiano, que pode ser usado nos pratos de forma leve a muito picante.

É um tempero composto por um conjunto de ingredientes como o gengibre, pimenta do reino, malagueta, canela em rama, cominhos, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentros em grãos. Todos esses ingredientes são torrados, moídos e misturados. Neste mix de ingredientes há substâncias termogénicas, antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a queimar as nossas gorduras.

 

Consumidos com moderação, estes temperos podem ser grandes aliados numa dieta alimentar para perda de peso.

Optem por usá-los em vez do sal e terão pratos deliciosamente saudáveis!