O cabelo das mulheres sofrem muito, são as madeixas, os alisamentos, as chapas, etc…  e no verão ainda existe o sol, o cloro e o sal para piorar!

O cabelo torna-se mais fraco e quebradiço, por isso e necessário termos um cuidado redobrado e dar-mos uns miminhos extras.

Vou-vos ensinar a fazer 5 máscaras caseiras, que dão para todos os tipos de cabelo, e que vão ajudar a fortalecer e reparar os fios dos vossos cabelos com produtos naturais.

 

Máscaras naturais para tornar o cabelo hidratado

Máscara de óleo de coco: apliquem o óleo de coco em toda a extensão do cabelo, inclusive na raiz e no couro cabeludo, e massagem bem. Deixem actuar durante a noite e lavem o cabelo pela manhã.

Máscara de leite e mel: utilizando uma bola de algodão, apliquem o leite (sem ferver) e misturado com o mel, em toda a extensão do cabelo, inclusive na raiz. Deixem actuar por uma hora e lavem o cabelo como de costume.

Máscara de Iogurte e ovo: Misturem o iogurte e o ovo até formar uma pasta homogénea. Apliquem a mistura em todo o cabelo, massajando bem. Envolvam a cabeça com uma toalha aquecida e deixem actuar por alguns minutos. Enxaguem e finalizem lavando com Shampoo.

Máscara de banana: misturem uma banana madura amassada, uma colher de óleo de amêndoas e duas colheres de mel até ficar homogéneo. Apliquem a mistura em toda a extensão do cabelo deixando actuar por 30 minutos. Enxaguem bem com água morna.

Máscara de maionese e abacate: amassem um abacate maduro e misturem bem com uma chávena de maionese. Apliquem a mistura nos fios, da raiz às pontas. Deixem actuar por 20 minutos e lavem os cabelos com shampoo.

 

Cuidados importantes a ter com o cabelo no Verão

1 – Os raios solares UVA e UVB afetam a pele e os Cabelos pois estimulam a perda de queratina, destroem e oxidam os cabelos, que perdem a cor e ficam ressecados. Se exagerar na exposição solar pode até queimar o couro cabeludo e descamar.

Devemos usar produtos que tenham filtro UV na sua composição. Além do shampoo e condicionador, os produtos leave in ajudam a evitar que os fios fiquem fracos e quebradiços com a perda de aminoácidos pela radiação.

 

2 – Protecção física contra o sol também é importante. Acessórios como lenços, bandanas e afins são importantes para proteger os cabelos. Existem até marcas especiais de chapéus com proteção UV. Não deixem acessórios molhados durante muitas horas nos cabelos, irão torná-los frágeis.

 

3-  O vento é o responsável por nós horríveis e super difíceis de tirar, que resultam numa cabeleira com fios quebrados. Cuidado com o vento!

 

4 – O sal abre a cutícula dos fios, deixando-os endurecidos e sem brilho. Isso acontece porque ele retira toda a água presente no cabelo. O resultado é cruel: cabelos danificados, com frizz e um super volume.

Antes de mergulhar no mar ou na piscina, molhem os cabelos com água mineral. Isso vai fazer com que os fios, já encharcados, absorvam menos a água salgada e com cloro. Enxaguar depois do mergulho também é muito importante.

 

5 – O verão é também época de aumento da humidade no ar, que pode deixar os cabelos frizados. Se costumam usar secador antes de sair de casa, uma dica útil é evitar temperaturas muito quentes. Usem ar morno e finalizem com ar frio, que ajuda a fechar as escamas do fio, blindando-o contra a entrada de humidade.

 

 6 – Para repor nutrientes perdidos por causa dos agentes externos, usem óleos vegetais como aliados no verão, sejam eles de coco, amêndoas, abacate ou até mesmo rícino.  Apliquem nos cabelos secos antes de dormir para fazer um bom tratamento noturno e deixar agir por cerca de 8 horas. A técnica é muito usada, especialmente por quem tem cabelos crespos e cacheados.